Tradições juninas no Nordeste

As bandeirinhas espalhadas pelas ruas avisam: junho, mês considerado o melhor do ano, chegou. E traz consigo muitas tradições, principalmente para o povo nordestino. É uma manifestação cultural que perpassa todas gerações, pois é sinônimo de pertencimento e identidade.

As comidas típicas, a decoração, as músicas e as danças características, os trajes típicos e as brincadeiras fazem um arraiá junino ser ainda melhor. Além disso, tal festa contribui diretamente na economia local e regional.

Origem

De acordo com estudos, a festa foi trazida pelos portugueses, lá na época do descobrimento do Brasil. Embora tenha um cunho religioso em homenagem aos santos católicos São João, Santo Antônio e São Pedro, segundo estudiosos, a sua origem mesmo é pagã.

Atualmente

Devido a pandemia da Covid-19, as grandes festas juninas tradicionais estão paradas, como o Mossoró Cidade Junina (RN), o São João de Campina Grande (PB) e o São João de Caruaru (PE), mas com a chegada da vacina, é possível ter uma nova perspectiva para o próximo ano acontecer como antes.

Por isso, mesmo em casa, afaste o sofá, coloque aquela roupa xadrez, faça a decoração da sala, prepare um cardápio bem delicioso, faça a festa com segurança e aproveite o período junino.

Festa junina

No Êxito

Na semana junina, não faltou animação e clima junino no Êxito Colégio e Curso. Seguindo os protocolos de biossegurança, cada turma realizou uma apresentação com músicas nordestinas. Foi lindo!

Quer saber mais sobre o Colégio Êxito? Nos siga no Instagram: @exitocolegionatal.