Tradições juninas no Nordeste

As bandeirinhas espalhadas pelas ruas avisam: junho, mês considerado o melhor do ano, chegou. E traz consigo muitas tradições, principalmente para o povo nordestino. É uma manifestação cultural que perpassa todas gerações, pois é sinônimo de pertencimento e identidade. 

As comidas típicas, a decoração, as músicas e as danças características, os trajes típicos e as brincadeiras fazem um arraiá junino ser ainda melhor. Além disso, tal festa contribui diretamente na economia local e regional.

Origem 

De acordo com estudos, a festa foi trazida pelos portugueses, lá na época do descobrimento do Brasil. Embora tenha um cunho religioso em homenagem aos santos católicos São João, Santo Antônio e São Pedro, segundo estudiosos, a sua origem mesmo é pagã.

 

Atualmente

Devido a pandemia da Covid-19, as grandes festas juninas tradicionais estão paradas, como o Mossoró Cidade Junina (RN), o São João de Campina Grande (PB) e o São João de Caruaru (PE), mas com a chegada da vacina, é possível ter uma nova perspectiva para o próximo ano acontecer como antes.

Por isso, mesmo em casa, afaste o sofá, coloque aquela roupa xadrez, faça a decoração da sala, prepare um cardápio bem delicioso, faça a festa com segurança e aproveite o período junino.

Festa junina

No Êxito

Na semana junina, não faltou animação e clima junino no Êxito Colégio e Curso. Seguindo os protocolos de biossegurança, cada turma realizou uma apresentação com músicas nordestinas. Foi lindo! 

 

Quer saber mais sobre o Colégio Êxito? Nos siga no Instagram: @exitocolegionatal.

Sobre o(a) autor(a):Colégio Êxito

O Colégio Êxito, ao longo de mais de 30 anos de educação de qualidade, dispõe de uma ótima infraestrutura para atender às necessidades dos seus alunos, garantindo o conforto e a segurança de todos. Nossa missão é levar à sociedade uma educação com excelência, honestidade, qualidade, ética e responsabilidade social.

0 comentários

Enviar um comentário

Postagens Relacionadas

Fale conosco
Informações e Matrículas.
Olá!
Gostaria de receber mais informações sobre a matrícula?