Saiba como foi a Semana de Combate ao Bullying do Colégio Êxito

Sabemos que, até pouco tempo, o que hoje reconhecemos como bullying era visto como “briguinhas de criança”, implicâncias bobas e até brincadeiras normais, como colocar apelido em um colega. O bullying sempre existiu, mas pouco era sistematizado e estudado. Além disso, as famílias tinham menos informação para lidar com esse problema e apenas os mais graves eram levados a sério pela família, que junto à escola procurava intervir de alguma forma.

O bullying é um problema crônico na escola. Não iniciou ontem nem será eliminado amanhã. Como, então, conviver com essa prática e minimizar seus efeitos dentro do ambiente escolar?
Durante toda uma semana, de 20 a 24 de maio, trabalhamos o tema “Combate ao Bullying” na nossa escola. Da Educação Infantil, aos alunos do Ensino Médio, elaboramos atividades e palestras que reforçam que valorizamos a individualidade de cada um, o respeito ao próximo e que o Colégio Êxito, enquanto instituição de ensino, não apoia atitudes como essa.

Confira algumas imagens das ações que fizemos durante a semana do bullying:

• Adaptação da história de “Chapeuzinho Vermelho” para “Chapeuzinho Vermelho e o Lobo que não era tão mal”
    A fábula contada pelos professores para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I com o objetivo de reflexão sobre empatia e ajuda do próximo.
  • Apresentação da peça “O Patinho Feio”
    Com os professores caracterizados, encenaram a história do Patinho Feio para os alunos da Educação Infantil, que além de divertir os alunos, ensina lições valiosas sobre respeito e amizade que agregam não praticarem o bullying.

• Contos sobre o Jacarezinho Egoísta
    Conhecimento e arte! As crianças da Educação Infantil conheceram a história do Jacarezinho Egoísta e reproduziram um desenho que ensinou o conceito de amizade e compartilhamento, o valor de ser gentil com o outro.

• Palestra de encerramento com o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência)
    Os alunos do Ensino fundamental receberam o cabo Albimar Marques da Rocha do PROERD para uma conversa sobre bullying.

A prática do bullying, segundo Cabo Rocha, faz com que aquele que recebe seja minado progressivamente. Fazer bullying é matar o outro, ainda que de forma simbólica.
Durante toda essa semana, nossos alunos puderam refletir e pensar acerca das consequências de práticas do bullying e também aprenderam a como evitá-lo.
A Semana de Combate ao Bullying já faz parte da programação anual do Colégio Êxito e seus ensinamentos são estimulados por nossos professores durante todo o ano letivo e reforçamos o nosso compromisso com um ambiente escolar respeitoso.