ENEM 2022: Descubra quais são os temas em alta para a redação

A redação é uma das provas que mais gera expectativa nos estudantes que irão participar do ENEM, o vestibular mais importante do Brasil.

A busca para garantir a pontuação máxima nesta área é contínua e, anualmente, existem muitas especulações quanto ao tema da redação

Pensando nisso, separamos os temas que estão em alta e as principais apostas para a redação do ENEM 2022! Venha conferir!

Avaliação e correção da redação: entenda as competências da prova!

Estudantes fazendo prova

Parte da ansiedade dos estudantes está relacionada à redação, cujo tema costuma ser revelado apenas durante a aplicação do exame, diferente das outras áreas do conhecimento, onde os vestibulandos possuem uma noção mais ampla das abordagens.

Porém, além de falar com propriedade sobre o assunto, outras competências são esperadas do aluno. A pontuação não depende do TRI como o restante da prova, ela é analisada por um corretor.

Vamos entender um pouco mais sobre a avaliação e correção da redação:

• Competência I: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Competência V: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Possíveis temas para a redação do ENEM 2022

Aluna pensando e respondendo prova

O gênero da prova do ENEM é um texto argumentativo, então o candidato deve conhecer muito bem a estrutura pedida.

Para você se preparar ainda mais para a redação do ENEM, separamos alguns temas que estão em alta:

1. Bullying e Cyberbullying;
  2. Cultura do cancelamento no meio virtual;
  3. Insegurança alimentar;
  4. Direitos da infância;
  5. Educação domiciliar.

Para se preparar melhor para a redação, reserve um tempo para assistir matérias jornalísticas, ler artigos de opinião e buscar dados de pesquisas científicas para compreender os temas de forma mais profunda.

O estudo de assuntos atuais é fundamental para o bom desempenho na prova de redação, independentemente de qual for o tema. Bons estudos e boa sorte!

Gostou deste conteúdo? Para saber mais, siga o Colégio Êxito no Instagram: @exitocolegionatal.