Qual a diferença entre surto, epidemia, endemia e pandemia?

Há muita desinformação sendo espalhada na internet como um vírus. Recentemente, casos ligados à uma mutação do coronavírus (que já existe desde 1960) vieram à tona, causando grande pânico na população mundial. Mas, calma! A OMS (Organização Mundial da Saúde) ainda não considera o vírus uma pandemia. Ainda existe uma “janela de oportunidade” para que a doença seja contida.

Mas você sabe qual a diferença entre os termos surto, epidemia, endemia e pandemia?

Surto

Para ser considerado um “surto”, o aumento de casos de uma doença deve ser maior do que o esperado pelas autoridades. Pode ser identificado após o aumento repentino no número de casos em uma região.

Ex.: Se acontece um surto de dengue em uma cidade, pode estar relacionado a um bairro específico.

Epidemia

Caracteriza um surto em diversas regiões (seja em nível municipal, estadual ou nacional).

Ex.: Em 2015, houve uma epidemia de dengue no interior de São Paulo que atingiu diversas cidades, alertando as autoridades do Estado.

Endemia

A endemia é a única da lista que não está relacionada a questões quantitativas. Ela acontece quando uma doença é frequente em um lugar específico. Doenças endêmicas podem ser sazonais.

Ex.: A febre amarela é considerada uma doença endêmica na região Norte do Brasil pois acontece com frequência.

Pandemia

A pandemia é o pior dos cenários dessa lista. Ela acontece quando a doença se espalha por todo o planeta.

Ex.: Em 2009, houve uma pandemia de gripe suína. A doença foi caracterizada dessa forma após a OMS registrar casos nos seis continentes do mundo.

LEMBRETE IMPORTANTE: Independente do nível de manifestação, é de suma importância manter hábitos de higiene como parte do seu cotidiano. Não apenas para prevenir a disseminação do coronavírus, mas para todas as doenças que podem ser transmitidas por contato!

Sobre o(a) autor(a):Colégio Êxito

O Colégio Êxito, ao longo de mais de 30 anos de educação de qualidade, dispõe de uma ótima infraestrutura para atender às necessidades dos seus alunos, garantindo o conforto e a segurança de todos. Nossa missão é levar à sociedade uma educação com excelência, honestidade, qualidade, ética e responsabilidade social.

0 comentários

Enviar um comentário

Postagens Relacionadas

Fale conosco
Informações e Matrículas.
Olá!
Gostaria de receber mais informações sobre a matrícula?