Professor: qual sua importância?

O papel social do professor mudou com o tempo, com as transformações tecnológicas e da própria compreensão do que é educação.

Hoje, o professor é entendido como um mediador do conhecimento. Ele é o profissional que orienta, estimula e engaja os estudantes no processo de ensino-aprendizagem.

É sua função construir significados relevantes, correlacionar saberes, unir teoria e prática, auxiliando o educando na construção de sua autonomia e também no seu projeto de vida.

O professor é aquele que desperta a curiosidade e apresenta o repertório de conhecimentos desenvolvidos ao longo da história pela humanidade. Ele ajuda na sua assimilação e apropriação e, mais do que isso, dá ferramentas para a elaboração de novos saberes e aplicação na vida prática.

Um bom educador dá espaço ao estudante para ele poder se expressar, questionar e pensar por si, desenvolvendo sua criatividade, criticidade, capacidade de comunicação e de inovação.

O docente também ensina, a partir do diálogo, de estratégias educacionais e pelo exemplo, sobre competências socioemocionais, que englobam aspectos comportamentais e relacionais, fundamentais para as relações humanas em geral, como empatia, acolhimento à diversidade e repeito.

Assim, além da formação acadêmica, o professor contribui para o desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade.  Ou seja, o docente tem papel fundamental no processo formar cidadãos e é um agente importante para as transformações sociais.

Para exercer bem sua função, o professor deve ser alguém aberto a reflexões, à pesquisa, ao trabalho, à ação crítica e, principalmente, preocupado com a atualização contínua: sobre as teorias, as didáticas e metodologias e também sobre as ferramentas tecnológicas.

Um bom educador também é afetivo, cria vínculo com seus alunos, uma relação de confiança e admiração mútua, fundamental para um processo efetivo de ensino-aprendizagem.