Calma, aluno! Saiba como se preparar psicologicamente para o ENEM

Pressão psicológica, ansiedade e falta de confiança. Estes três fatores estão diretamente relacionados quando o assunto é a avaliação mais importante do ano: o ENEM.

Separamos algumas dicas para você que está se sentindo nervoso(a) ou estressado(a) nos dias que precedem a prova. Se interessou? Acompanhe o post até o final!

4 atitudes que ajudam a preparar psicologicamente para o ENEM

Menina estuda em uma biblioteca. Ela lê livros e escreve em um caderno.

Foque no que você já fez e não no que está faltando

Olhe para trás e veja o caminho que você percorreu até aqui. Você, aluno(a), aprendeu inúmeras coisas e está preparado(a) para enfrentar este desafio. 

Mesmo que você acredite que não está completamente afiado para a prova, é muito melhor, neste momento, fixar o que você já sabe do que aprender algo novo com toda a pressão existente.

Revise as disciplinas que você possui mais facilidade, depois revise o que não é tão simples. É tentador buscar novas matérias para estudar, mas o efeito pode ser o contrário do que você espera.

Crie uma estratégia

Mulher jovem escrevendo em um planner.

Uma das coisas mais importantes durante a avaliação do ENEM é a organização. O tempo pode ser o inimigo de muitas pessoas, agindo como um catalisador de ansiedade antes e durante a prova.

Estabeleça, nos dias anteriores, quais provas fará primeiro de acordo com a sua “intimidade” com o assunto. Prefere começar pela mais fácil? Ótimo! Prefere começar pela disciplina mais difícil? Bom também.

A nossa dica é: tente alternar entre as disciplinas, assim você não fica tão desanimado e consegue manter a energia alta durante as longas horas de prova.

Cuide da alimentação

Um homem jovem come uma maçã verde.

Nos dias anteriores à prova, opte por comidas saudáveis e que saciem. Isso significa que não é recomendado comer alimentos pesados antes da prova. Também não é uma boa ideia fazer dietas ou ficar com fome durante a prova. 

Este ano o consumo de alimentos durante a prova será diferente: apenas no lado de fora da sala, então organize bem o seu tempo para não demorar demais.

Opte sempre por frutas e evite alimentos ultraprocessados (salgadinhos, chocolates, doces e outras comidas gordurosas) que deixam o seu corpo lento e exigem mais metabolismo. Lembre-se: o seu organismo precisa focar as energias para o seu cérebro, não para o seu estômago.

A importância do descanso

Uma adolescente cochila em uma cama confortável.

Essa dica você, provavelmente, já conhece mas é sempre importante ressaltar. O seu descanso no dia anterior (e, quem sabe, na semana anterior!) ao ENEM é fundamental para um bom desempenho. Tente dormir cedo e bem, cerca de 8h por dia.

Antes de dormir, cerca de meia hora antes, desligue os aparelhos eletrônicos (smartphone, tablet, televisão, videogame e computador). 

A luz azul emitida por esses componentes eletrônicos pode atrapalhar o seu sono profundo e, consequentemente, a sua sensação de descanso no dia seguinte.

Agora que você já sabe as melhores dicas para se preparar psicologicamente para o ENEM, pode confiar no seu desempenho e nos seus aprendizados. Nós, do Êxito Colégio e Curso, desejamos boa sorte para os nossos estudantes. Confiamos no potencial de cada um de vocês para conquistar os seus objetivos.

 

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Sobre o(a) autor(a):Colégio Êxito

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