Calma, aluno! Saiba como se preparar psicologicamente para o ENEM

Pressão psicológica, ansiedade e falta de confiança. Estes três fatores estão diretamente relacionados quando o assunto é a avaliação mais importante do ano: o ENEM.

Separamos algumas dicas para você que está se sentindo nervoso(a) ou estressado(a) nos dias que precedem a prova. Se interessou? Acompanhe o post até o final!

4 atitudes que ajudam a preparar psicologicamente para o ENEM

Menina estuda em uma biblioteca. Ela lê livros e escreve em um caderno.

Foque no que você já fez e não no que está faltando

Olhe para trás e veja o caminho que você percorreu até aqui. Você, aluno(a), aprendeu inúmeras coisas e está preparado(a) para enfrentar este desafio.

Mesmo que você acredite que não está completamente afiado para a prova, é muito melhor, neste momento, fixar o que você já sabe do que aprender algo novo com toda a pressão existente.

Revise as disciplinas que você possui mais facilidade, depois revise o que não é tão simples. É tentador buscar novas matérias para estudar, mas o efeito pode ser o contrário do que você espera.

Crie uma estratégia

Mulher jovem escrevendo em um planner.

Uma das coisas mais importantes durante a avaliação do ENEM é a organização. O tempo pode ser o inimigo de muitas pessoas, agindo como um catalisador de ansiedade antes e durante a prova.

Estabeleça, nos dias anteriores, quais provas fará primeiro de acordo com a sua “intimidade” com o assunto. Prefere começar pela mais fácil? Ótimo! Prefere começar pela disciplina mais difícil? Bom também.

A nossa dica é: tente alternar entre as disciplinas, assim você não fica tão desanimado e consegue manter a energia alta durante as longas horas de prova.

Cuide da alimentação

Um homem jovem come uma maçã verde.

Nos dias anteriores à prova, opte por comidas saudáveis e que saciem. Isso significa que não é recomendado comer alimentos pesados antes da prova. Também não é uma boa ideia fazer dietas ou ficar com fome durante a prova.

Este ano o consumo de alimentos durante a prova será diferente: apenas no lado de fora da sala, então organize bem o seu tempo para não demorar demais.

Opte sempre por frutas e evite alimentos ultraprocessados (salgadinhos, chocolates, doces e outras comidas gordurosas) que deixam o seu corpo lento e exigem mais metabolismo. Lembre-se: o seu organismo precisa focar as energias para o seu cérebro, não para o seu estômago.

A importância do descanso

Uma adolescente cochila em uma cama confortável.

Essa dica você, provavelmente, já conhece mas é sempre importante ressaltar. O seu descanso no dia anterior (e, quem sabe, na semana anterior!) ao ENEM é fundamental para um bom desempenho. Tente dormir cedo e bem, cerca de 8h por dia.

Antes de dormir, cerca de meia hora antes, desligue os aparelhos eletrônicos (smartphone, tablet, televisão, videogame e computador).

A luz azul emitida por esses componentes eletrônicos pode atrapalhar o seu sono profundo e, consequentemente, a sua sensação de descanso no dia seguinte.

Agora que você já sabe as melhores dicas para se preparar psicologicamente para o ENEM, pode confiar no seu desempenho e nos seus aprendizados. Nós, do Êxito Colégio e Curso, desejamos boa sorte para os nossos estudantes. Confiamos no potencial de cada um de vocês para conquistar os seus objetivos.

Curtiu as dicas? Compartilhe com seus amigos da escola! Tem alguma dica para sugerir? Deixe nos comentários!

Aproveite para conferir mais conteúdos e dicas no nosso perfil do Instagram: @exitocolegionatal.