Por que estimular a leitura na infância?

Sabemos que, na atualidade, existe uma infinidade de distrações agitadas e coloridas que atraem a atenção de qualquer um, como computadores, jogos, smartphones e serviços de streaming. Entretanto, a leitura de um bom livro continua sendo essencial para o desenvolvimento saudável da criança.

Como incentivar a leitura?

O incentivo à leitura não é obrigação exclusiva da escola. É importantíssimo que a família dê o exemplo e deixe que livros façam parte da vida da criança desde a mais tenra idade. Livros infantis ou gibis, por exemplo, são ótimas maneiras de introduzir a leitura de um jeito divertido e interessante.

Livros de leitura de grupo de crianças Foto gratuita

Já na escola, é papel do professor apresentar de maneira lúdica pequenas doses diárias de leitura agradável e que cause interesse no jovem. Por causa da grade curricular, talvez seja preciso ler livros mais densos, porém, o mais importante, é incentivar o hábito fora da escola. Assim, a criança leva a leitura para a vida.

Por que crianças precisam ler?

Cultivar o hábito da leitura desde cedo e desenvolver uma relação positiva com os livros na infância é essencial não só para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e de comunicação criança, como também para o futuro de cada uma. Este é um processo constante e precisa de estímulos por toda a infância, mas vale a pena e traz ótimos resultados.

Vista frontal jovem rapaz em casa lendo Foto gratuita

Além de tornar a literatura parte da vida dos pequenos, estimula a criatividade, a empatia, o raciocínio, o respeito, a imaginação, o desenvolvimento cognitivo e da linguagem, uma visão de mundo mais ampliada, entre outros vários benefícios.

Agora queremos saber: como você estimula a leitura dentro de casa? Quais métodos você utiliza para tornar os livros infantis ainda mais interessantes? Fala pra gente nos comentários desse post ou nas redes sociais do Colégio Êxito!