Os Reflexos da Ansiedade no Ambiente Escolar

Nervosismo, problemas de concentração, problemas para dormir, irritabilidade… Esses são alguns dos sintomas do transtorno de ansiedade. Você sabe o que é esse transtorno e suas principais causas?

A ansiedade é uma emoção normal do ser humano, mas, quando excessiva, pode indicar um distúrbio. Pessoas que têm esse distúrbio tendem a sentir medos extremos em situações simples, além de alguns sintomas físicos.

Nos últimos anos, a ansiedade vem aumentando cada vez mais no Brasil, principalmente no ambiente escolar. Em pesquisas recentes, os alunos brasileiros estão na lista dos que ficam mais estressados durante os estudos. Fatores como mudança de escola e expectativa para alcançar boas notas são alguns dos agravantes desse quadro que pode trazer prejuízos a crianças e adolescentes. Mas, afinal, quais os riscos que a ansiedade pode trazer aos alunos?

A ansiedade pode prejudicar o aluno em diversos aspectos e desencadear problemas mais graves. Dificuldade para se concentrar e assimilar informações, isolamento social, depressão e doenças cardíacas são alguns desses problemas que estão cada vez mais presentes na sociedade atual.

Para as escolas, cabe o papel de identificar alunos que apresentam esses sintomas, tornando-se agentes de transformação e redução de danos, podendo assim impactar, inclusive, na vida futura dessas crianças e adolescentes.

É fundamental que pessoas que apresentam sintomas graves de ansiedade procurem ajuda médica para avaliar um possível transtorno e iniciar o tratamento para que maiores prejuízos sejam evitados.