O que é a vida?

“O que é a vida?” – Antônio Abujamra

“Não sei o que é a vida… O que sei é que a vida acontece” – Flávio Gikovate

A resposta do psiquiatra Dr. Flávio Gikovate no programa “Provocações” da TV Cultura, há alguns anos, parece ser inútil de tão óbvia. Mas se pensarmos bem, talvez seja uma das melhores definições ditas até agora sobre o que é viver, afinal, não temos como saber totalmente o que a vida é, já que ela ainda está acontecendo, em pleno movimento. Drummond dizia que a vida tem estrutura de poema. Vale então lembrar que poemas não se explicam por completo, se apreciam!

Nós do Colégio Êxito resolvemos, então, nos aproveitando das temáticas do Setembro Amarelo (de combate ao suicídio), convidar nossos alunos não a entender, mas a apreciar a vida, não só como estudantes, mas, sobretudo, como SERES VIVOS, que respiram; que sorriem; que choram; que criam; que amam… Afinal, não se está na escola apenas para aprender português e matemática. A escola também é o palco em que a vida dessas crianças e adolescentes acontece. É o lugar em que aparecem as perguntas sobre a existência. Não mais “Professor, isso vale ponto?”, mas sim “Que sentido há em eu estar aqui?”. Acreditamos então que dar um lugar a essas perguntas seria a melhor maneira de se prevenir o sofrimento que causa o adoecimento das relações e da vida como um todo.

Autor: Psicólogo Rafael Duarte CRP 17/2930