O papel da figura materna no processo educacional do estudante

Além de uma boa estrutura e profissionais qualificados, a parceria entre a escola e a família é extremamente importante para o desenvolvimento do aluno. Como a educação também está associada à formação cidadã do indivíduo, ter a presença familiar, principalmente da mãe nesse ambiente de aprendizado se torna fundamental.

A família

A família influencia diretamente na construção social do ser humano, principalmente a mãe. Nesse caso, o vínculo entre mãe e filho representa um fator importante no crescimento e na formação do ser humano.

Na criação da criança, a partir dos conhecimentos repassados por ela, o indivíduo desenvolve questões relacionadas às áreas psicológicas, intelectuais, sociais, entre outros âmbitos da vida.

Momento importante

Em um período do desenvolvimento cognitivo, nessa relação de troca e confiança, a criança consegue adquirir uma capacidade maior de autonomia e autoconfiança nas atividades do dia a dia.

Apesar do conjunto de ações como ensinar, orientar e estimular o aprendizado sejam considerados mais importantes na infância, tais conceitos também fazem diferença durante toda a vida.

Educar o outro é um ato de amor

Por isso, educar um filho é uma responsabilidade. Afinal, é sobre a vida de outra pessoa que estamos falando. O amor aliado à educação transmitida pela mãe, serve de ponte e caminho, na busca por um futuro melhor.

Como já disse Paulo Freire: “Não se pode falar em educação sem amor“.

Quer saber mais sobre o Colégio Êxito? Nos siga no Instagram: @exitocolegionatal.