O meio ambiente importa! Como devemos introduzir a educação ambiental na escola?

Quanto mais jovem uma geração for, maior será o seu dever em cuidar do nosso planeta. Com o desenvolvimento social e tecnológico, o meio ambiente foi deixado em segundo plano para dar espaço a produções desenfreadas, consumo, comércio e toda e qualquer atividade que gere lucro para o homem. Nessa perspectiva, a preservação ambiental foi se desfazendo e provando que a natureza é um bem finito e de extrema importância tanto para o nosso bem-estar, quanto para o funcionamento do mundo.

Dessa forma, nos vemos em um cenário que exige uma mudança de pensamentos, ações e valores. E por que não começar isso desde cedo com os pequenos?!

Como já falamos, é na escola que aprendemos comportamentos e estilos de vida que nos moldam e nos acompanham até nos tornarmos adultos, nos definindo enquanto cidadãos ativos na sociedade. Por isso é tão importante, desde cedo, incentivar a educação ambiental: pois são as crianças que carregam um dos maiores potenciais de mudanças futuras. O resultado disso é um mundo melhor e mais sustentável para viver. Mas afinal, como podemos fazer isso?

Colocando a mão na massa!

Para desenvolver uma mentalidade e responsabilidade ecológica, é preciso ensinar para os pequenos que a natureza é parte da vida deles, e não somente um assunto a ser estudado durante a escola. Por isso, nada melhor do que trazer esse conceito para a realidade: indo a campo, mostrando problemas ambientais, os colocando-os em posição de resolver essas problemáticas, para que se sintam úteis e aptos a mudar a realidade.

Desenvolva atividades na natureza

O contato com o meio ambiente faz com que as crianças tenham mais consciência e afeto sobre ele. Plantar sementinhas, medir a qualidade do solo e regar plantas são algumas opções para essas atividades.

Incentive o contato com o campo

Sabe aquela aula divertida e participativa que as crianças adoram? Esse é o momento perfeito para introduzir a educação ambiental! Vale a pena visitar fazendas, viveiros ou aquários para as crianças entenderem que o todo  está interligado e deve ser preservado.

Promova tarefas de limpeza

Que tal ensiná-los a respeitar nossa maior casa, que é o planeta? Uma situação cotidiana de problematizar a poluição das ruas e propor soluções de limpeza como apanhar o próprio lixo ajuda no entendimento dos danos que a poluição causa.

Separe os tipos de lixo na escola

Aquelas lixeiras coloridas para os diferentes tipos de resíduos são essenciais para os pequenos aprenderem sobre a importância da reciclagem.

E claro, juntamente a essas medidas, devemos sempre debater a questão ambiental em sala de aula. Discutir temas ecológicos que sejam simples, atuais e reais nos ajudam a refletir sobre qual o nosso papel no mundo, e que soluções devemos tomar para agir como potenciais provedores de mudanças. Lembrando que, além de ser introduzida na escola, é muito importante que a educação ambiental também seja reiterada dentro de casa.

Juntos, faremos um lindo trabalho pelo futuro dos nossos pequenos! Isso é educar com Êxito.

Viu como é fácil e importante introduzir a educação ambiental desde cedo? Se você gostou do artigo, compartilhe com mais pessoas! Juntos, temos o poder de mudar o mundo. Saiba mais em nosso perfil do Instagram: @exitocolegionatal.