I Vivência Pedagógica: um momento de trocas e aprofundamento

Aconteceu, dos dias 1 a 5 de julho, a I Vivência Pedagógica realizada pelo Colégio Êxito. O evento buscou promover a formação de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I através de trocas e debates, trazendo reflexões a cerca das práticas pedagógicas no contexto escolar.

A semana começou com a oficina “A arte de contar histórias”, ministrada pelo professor Sandemberg Oliveira, que mostrou o poder da oralidade. O segundo dia de vivência contou com um momento de consciência corporal através de técnicas de relaxamento, promovido pela oficina “Exercitando o corpo do docente” ministrada pela professora Maria de Fátima Costa. Além disso, “O verdadeiro sentido da História”, palestra ministrada pelo professor Luiz Gustavo, conceituou e contextualizou acontecimentos históricos importantes para a educação.

O diálogo sobre avaliação escolar, procedimento usado por professores no auxílio da análise dos avanços dos alunos, ficou para o terceiro dia de vivência. Logo após, o professor Carlos Alberto Alonso ministrou a oficina “Aprendendo a ensinar Cartografia”, mostrando as diversas formas de representação cartográficas e sua riqueza de informações.

No quarto dia, os professores Marcos Venicios e Lázaro realizaram a “LABOMAT”, oficina que estimulou o raciocínio lógico-matemático e mostrou um pouco mais sobre tecnologia, ciências, aerodinâmica e robótica.

O encerramento do evento se deu com a palestra de Rafael Duarte, psicólogo e psicanalista, que mostrou a importância da psicanálise para o docente. Os professores Edilzo Filho e Paula Lima realizaram o “Labociências”, um laboratório itinerante que contou com a colaboração dos professores para a realização de experimentos.

A I Vivência Pedagógica foi um momento de troca de experiências, debate e diálogo no qual se pôde analisar, na prática, os desafios pedagógicos no contexto escolar.