Holismo: de que maneira esse conceito filosófico auxilia no ENEM e no entendimento de mundo?

[fsn_row][fsn_column width=”12″ column_style=”light”][fsn_text]

No Êxito, investimos em uma educação holística para instigar debates e reflexões com os alunos do terceiro ano do ensino médio acerca de questionamentos importantes como escolha profissional, angústia com o futuro e tendências do mercado de trabalho, para que o estudante se sinta acolhido e capacitado na hora de tomadas de decisões.

O que é a educação holística? Quais os seus princípios?

A educação holística resgata valores do holismo, palavra grega que significa todo/totalidade. Jan Smuts definiu a palavra “holismo” como “A tendência da Natureza, através de evolução criativa, é a de formar qualquer “todo” como sendo maior do que a soma de suas partes”.

Com essa definição, podemos entender que a expressão preocupa-se com o entendimento a partir da compreensão geral, do todo. Preocupa-se com a ligação entre as partes do todo, d

a soma. Nada tem sentido se for fragmentado.

Trazendo esse princípio para a jornada escolar, a concepção da educação holística acredita que a escola, enquanto instituição, só é eficaz se funcionar harmonicamente na articulação de todas as etapas educativas: alunos, professores, funcionários, pais, coordenação e demais pontos que movimentam a engrenagem de uma instituição de ensino.

Interdisciplinar: uma coisa complementa outra

Da mesma forma que uma matéria não tem sentido sem a outra e se complementam entre si, a educação holística se preocupa em todas as etapas educacionais se interligarem e se relacionarem para que, além de formar alunos, formarem cidadãos protagonistas em questões sociais e portadores de senso crítico, preocupados com o entorno e com o bom funcionamento da sociedade.

Esse conceito filosófico objetiva superar paradigmas e transcender a soma dos seus componentes, tornando a parte geral o principal para criar uma visão interdisciplinar na formação de cada aluno, explorando todas as esferas do conhecimento.

Além de trabalhar o conceito em matérias obrigatórias, a metodologia busca trabalhar aspectos emocionais, intelectuais, psicológicos e físicos, relacionando o aprendizado como forma de autoconhecimento.

Além de formarmos alunos prontos para a jornada acadêmica, nos preocupamos em formar cidadãos dignos de conviver em sociedade. Apostamos em ser humanos críticos, responsáveis e empáticos. E você, já faz parte do time Êxito?!

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos e família! Aproveite e confira mais conteúdos no nosso perfil do Instagram: @exitocolegionatal.

[/fsn_text][/fsn_column][/fsn_row]