Êxito em valorizar a vida!

De 10 a 14 de Setembro o Colégio Êxito tinha uma só voz: FALAR DE VIDA! Reunimos uma série de profissionais e convidados para tratar do assunto, cada um com sua área e seu olhar. Foram 4 aberturas diferentes em plena segunda feira (10/09).

Para nossos pequenos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I o começo foi mágico! Na companhia de nosso professor e artista Sandemberg Oliveira, um avião de papel virou uma cruz, símbolo da vida! O brilho nos olhos de nossos alunos continuou quando foi a hora da contação de história. O que dizer então quando a professora Fátima, do quarto ano, pegou o microfone para cantar? Talvez o sorriso do pequeno Samuel, do Nível III, pudesse dizer melhor do qualquer palavra.

Para os alunos do Fundamental II, da manhã, o momento foi de reunir três pessoas diferentes. Nossos funcionários Pedro Gomes, o psicólogo Rafael Duarte e a psicóloga convidada Isa Garcia fizeram uma mesa redonda sobre o sentido de viver. “Não sei se andamos o suficiente na vida para dizer a vocês o que ela é! Mas mesmo assim vamos dar a nossa mensagem. Temos algo a dizer sobre ela!”, disse Rafael que presidiu a mesa redonda.  E o recado foi dado! Pudemos aprender com Isa duas sábias frases presentes na Grécia Antiga e que se mostram tão atuais para nossos jovens de hoje: “Conhece-te a ti mesmo” e “Nada em excesso”.

Depois foi a vez de Pedro Gomes nos ensinar que “responsabilidade” e “valor da vida” só podem caminhar juntos. Por fim, Rafael apresentou aos alunos a história do psicólogo e psiquiatra alemão Viktor Frankl, que passou mais de um ano sofrendo no campo de concentração nazista, mas nunca desistiu da vida. Ao contrário, quando saiu, criou uma nova teoria sobre o humano, a partir de suas experiências.  Um exemplo de superação!

Por falar em superação… O grupo do Fundamental II da tarde teve o privilégio de ouvir um público muito especial de mulheres que se autodenominam “As bonitas”. Sob os olhares curiosos de nossos alunos, essas grandes guerreiras deram seus testemunhos de vida. Todas possuem um tipo de câncer, algumas já curadas e outras não, mas todas juntas, unidas, não pela doença, mas sim pelas “BONITAS faces do desejo de viver”, tema dado carinhosamente a esse momento de suas palestras.

O Ensino Médio teve a sua abertura com as palavras de reflexão do aluno Kaio Rocha, da 2ª série A e, depois, contou com a ilustre presença do psicólogo e psicanalista Laurence Bittencourt que foi convidado para falar sobre a “Psicanálise e o Sentido da Vida”. Influenciado pelas reflexões de nosso aluno e contando um pouco da história de Freud a todos, Laurence nos transmitiu a importância de saber ouvir o outro como elemento essencial da cura de muitos sofrimentos.

A terça-feira (11/09) foi dedicada aos testemunhos de vida. Nossa escola recebeu dois palestrantes muito especiais: Joacir Garcia Júnior e Ivan Baron, ambos acometidos pela Paralisia Cerebral. Os convidados deram então aos alunos seus relatos de superação. Joacir, que não possui o movimento nos membros inferiores e pouca mobilidade nos superiores – desde o seu nascimento – é educador físico e atleta de Bocha. Sua experiência nos mostrou que é possível fazer algo diante dos limites impostos pela vida, afinal, se observarmos bem, a distância entre “deficiência” e “eficiência” é de apenas um “D”, isto é, um único detalhe pode sim mudar todo o significado da vida de alguém.
Ivan Baron foi acometido pela PC aos três anos. Isso também restringiu seus movimentos, mas não o seu desejo pela vida. Hoje, aos 20 anos, está se formando em Pedagogia. Os olhares atentos e o silêncio de nossos alunos na presença dos palestrantes foram muito marcantes. Juntos, estavam ali aprendendo algo tão importante quanto fórmulas matemáticas, interpretações de enunciado e datas históricas. Ali estavam situados na matéria da vida em sua diversidade.
A quarta-feira (12/09) foi marcada pelo Dia da Psicologia. Em tempos como os nossos em que ouvir realmente as pessoas tem se tornado raro, seis psicólogos estiveram em nossa escola escutando nossos discentes. O resultado disso? 84 alunos atendidos.  Destacamos a fala de uma aluna do Ensino Fundamental II dita ao psicólogo Rafael sobre esse momento: “Nossa, aprendi muito… A psicóloga que me atendeu disse que aquele lugar em que estávamos havia virado um espaço sagrado, pois eu estava dividindo algo muito importante: as questões da minha vida, né? Aprendi que minha vida é sagrada”.

A quinta-feira (13/09) foi marcada pela arte. Nosso professor, pintor, escritor e ator Sandemberg Oliveira voltou a dar sua colaboração a semana da vida, dessa vez com os alunos do fundamental II, organizando um sarau literário em que os discentes declamaram na quadra de nossa escola a respeito do amor a própria vida e do amar ao próximo.

Nosso encerramento, na sexta-feira (14/09), foi outro dia marcante na história de nossa instituição escolar. O Êxito abriu suas portas para a proposta acadêmica dos minicursos. Nossos alunos puderam escolher entre seis minicursos pela manhã e quatro a tarde, cada qual trazendo propostas de reflexão muito importantes sobre a vida. Alguns convidados especiais marcaram esse momento, como as professoras Valderez Cardoso, que tratou em seu tema de “Quem é Deus? E qual o seu propósito com a vida humana?”, e Silvana Simone, que desenvolveu uma oficina batizada de “Origami: a arte da vida”.
Os minicursos também foram desenvolvidos por alguns de nossos profissionais, como Pedro Gomes que intitulou sua fala aos alunos com uma pergunta: “SER HUMANO: a vida pede passagem para viver?”. Nossa coordenadora e psicopedagoga Jaqueline Assunção, transmitiu aos alunos no seu tema que “Valorização começa com RESPEITO”. O professor historiador Marcel de Melo refletiu sobre “A invenção humana: seus medos e sonhos” e o nosso psicólogo Rafael Duarte também deu seu recado buscando compreender com os alunos: “Por que sofremos? Breve análise da vida e sofrimento nos tempos atuais”.

O último momento dessa sexta feira não poderia ser outro. Precisávamos mostrar as famílias os resultados de tão rica semana. Em uma reunião marcante e emotiva conduzida pelos coordenadores e pelo psicólogo da escola, mais de 30 pais estiveram presentes não só ouvindo sobre todas as atividades desenvolvidas, mas também participando com suas opiniões e exemplos de vida. A reunião se estendeu por duas horas e, ao final, nenhum pai havia deixado o lugar antes do tempo. Todos sentados, pensativos, sorridentes… Sem dúvidas, fechou com chave de ouro!

Resta agora uma única pergunta: como fazer com que os ensinamentos de nossa Semana de Valorização da Vida não virem apenas uma boa memória? Responder a isso é tão difícil quanto dizer o que é a vida totalmente. Só nos resta uma coisa: vamos aprender novamente com a resposta de Gikovate e deixar que esses ensinamentos agora simplesmente ACONTENÇAM! Comece, caro(a) leitor(a), se perguntando o que sentiu após ler tudo isso e, a partir daí, FAÇA O ÊXITO DA VIDA ACONTECER!

Sobre o(a) autor(a):Colégio Êxito

O Colégio Êxito, ao longo de mais de 30 anos de educação de qualidade, dispõe de uma ótima infraestrutura para atender às necessidades dos seus alunos, garantindo o conforto e a segurança de todos. Nossa missão é levar à sociedade uma educação com excelência, honestidade, qualidade, ética e responsabilidade social.

0 comentários

Enviar um comentário

Postagens Relacionadas

Fale conosco
Informações e Matrículas.
Olá!
Gostaria de receber mais informações sobre a matrícula?