5 formas como a escola te prepara para a vida universitária – Especial ENEM

Você já parou pra pensar em como a escola te prepara para a vida universitária? O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é a sua chave para o curso dos sonhos, mas o que você aprendeu na vida e precisa revisar antes de entrar no ensino superior?

Já fizemos uma lista com 7 dicas para um ENEM com Êxito, então agora é a o momento da verdade. Não fique nervoso (a) ao pensar no futuro. Veja agora a lista que o Êxito preparou pra você!

 A base do seu conhecimento

É claro que existem muitas maneiras de absorver conhecimento hoje em dia, tanto dentro quanto fora da escola. Tudo isso teve início no ambiente escolar, onde você aprendeu as coisas importantes para sua vida universitária. Mais do que nunca é hora de relembrar o que aprendeu e dar um destino produtivo aos seus aprendizados.

Trabalhar em grupo 

Esta pode ser uma das maiores dificuldades da faculdade para algumas pessoas. Embora em diversos cursos haja a possibilidade de ser um “lobo solitário”, o ambiente acadêmico exige o trabalho em grupo em algumas partes do processo.

É essencial sair da escola sabendo ter empatia, discutir e aceitar ideias de terceiros, colaboração, gentileza e organização. Todas estas qualidades são exercidas durante o ensino fundamental e médio, portanto, não esqueça de ser uma pessoa produtiva e resolutiva (falaremos disso mais tarde) nas atividades em grupo.

Senso crítico 

A informação é veloz e, por vezes, pode gerar confusão e medo. Entretanto, para manter a mente sã, é preciso ser mais seletivo e inteligente com as informações a que temos acesso. Para os trabalhos acadêmicos, por exemplo, há a necessidade de checar as fontes e buscar linhas de raciocínio diferentes da sua.

É através do pensamento crítico que podemos discernir a verdade da mentira. Esta habilidade vem com o hábito da leitura e do diálogo com as pessoas. Portanto, encare o ensino superior como uma oportunidade de entrar em contato com o método científico e suas técnicas de criação.

Argumentação 

Sempre haverá pessoas que podem discordar de você. O mais importante é conhecer do que você está falando para ter propriedade no assunto. Esta é a chave da argumentação, então, pratique (e aperfeiçoe) a técnica da fala.

No ambiente acadêmico, a sua opinião precisa ser baseada em informações e dados posteriores. Fuja da superficialidade no seu conhecimento: se você se interessa ou precisa, busque corretamente e domine o assunto!

Ainda assim, não esqueça: trate todos com respeito e cordialidade, afinal, a diplomacia é a solução perfeita para quase todos os problemas.

Resolutibilidade 

Palavra grande, não é? Apesar de complicada de pronunciar, significa algo simples: é a capacidade de resolver problemas. Durante a escola tivemos inúmeras oportunidades de enfrentar obstáculos. Utilize esta capacidade para ser mais ativo no ambiente universitário!

Seja proativo, eficiente e conheça soluções para possíveis “abacaxis”, pois eles podem acontecer. Não se enrole e não perca o fio da meada, ok?

A escola sempre estará lá por você, mesmo que inconscientemente. Seja te acompanhando desde o início, te ensinando a trabalhar em grupo, estimulando seu senso crítico, exercitando sua argumentação ou florescendo a sua resolutibilidade e criatividade. Temos certeza que você terá ótimas lembranças de sua vida na escola.

Gostou da nossa lista? O que você espera para a sua vida universitária? Fala pra gente nos comentários desse post!

Sobre o(a) autor(a):Colégio Êxito

O Colégio Êxito, ao longo de mais de 30 anos de educação de qualidade, dispõe de uma ótima infraestrutura para atender às necessidades dos seus alunos, garantindo o conforto e a segurança de todos. Nossa missão é levar à sociedade uma educação com excelência, honestidade, qualidade, ética e responsabilidade social.

0 comentários

Enviar um comentário

Postagens Relacionadas

Fale conosco
Informações e Matrículas.
Olá!
Gostaria de receber mais informações sobre a matrícula?