A importância do Ensino a Distância em tempos de Coronavírus

As consequências da pandemia do novo Coronavírus não afetaram somente os nossos hábitos comportamentais e de higiene. Em todo o mundo, milhões de alunos tiveram a rotina de estudos alterada devido à crise instaurada pelo Covid-19.

A suspensão das aulas no Rio Grande do Norte foi iniciada sob orientação do Governo do Estado como forma de prevenir o contágio e a disseminação da doença entre a população potiguar. No entanto, o período de quarentena não significa estar de férias, e novas formas de ensino estão sendo adotadas em todo o Brasil para não interromper e prejudicar o aprendizado dos estudantes. A principal delas é o EaD.

EaD: o que significa?

Pretty stylish schoolgirl studying math during her online lesson at home, self-isolation Premium Photo

EaD é a sigla para Ensino a Distância, uma modalidade de estudos que busca superar as limitações de tempo e espaço, permitindo a interação entre professor e alunos, mesmo que ambos estejam em locais diferentes.

Com esse método, as aulas são realizadas remotamente através de ferramentas digitais, o que possibilita a flexibilidade do tempo, facilita o acesso ao ensino, mesmo no isolamento, estimula a criatividade e a inovação para desenvolver atividades a partir de novos meios, além de abrir um novo leque de possibilidades através de diferentes mídias, como slides interativos e videoaulas, por exemplo.

Êxito + Sistema Farias Brito

Para manter a comunicação com os alunos e não perder o ritmo de estudos durante este período de quarentena, o Colégio Êxito se uniu ao Sistema Farias Brito para disponibilizar conteúdos e videoaulas para que os nossos estudantes possam se proteger do vírus sem deixar os estudos de lado, mesmo estando longe da escola.

Em nossa plataforma de ensino a distância, estamos oferecendo materiais educativos de diversas disciplinas, com atualizações diárias para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Além disso, também estão sendo disponibilizadas videoaulas no YouTube, onde transformamos o nosso canal em uma grande sala de aula para que os alunos possam continuar aprendendo do conforto de casa.

O que é preciso para estudar a distância: dedicação, esforço e disciplina devem caminhar juntos

Book, laptop, pencil, clock on wooden table in library, education learning concept Free Photo

A oportunidade de oferecer ensino e aprendizagem através de plataformas que podem ser acessadas direto da nossa casa tem inúmeras vantagens, mas também podem enfrentar certas dificuldades. Mais do que nunca, é preciso contar com a disciplina e esforço de cada um dos nossos estudantes.

Em meio a muitas distrações, é necessário organizar uma rotina de estudos, com horários bem definidos e planejados, e um local adequado para se dedicar às tarefas acadêmicas. Isso faz toda a diferença na concentração e no rendimento dos alunos, e é importante para manter o ritmo sem “sair da linha”.

Comenta pra gente: Qual a sua opinião sobre o ensino da educação ambiental na escola? Contamos com vocês para manter o aprendizado em dia!