ENEM 2020: a importância de se basear nas antigas edições do Exame

[fsn_row][fsn_column width=”12″][fsn_text]

Nesta reta final para o Enem 2020, os alunos procuram simplificar os métodos de estudo revisando os assuntos mais abordados em edições anteriores do exame.

Esse norte serve não só para fixar as matérias mais importantes, mas também para se familiarizar com o modelo cobrado na prova e, de certa forma, trabalhar o seu emocional com a organização, tempo, concentração e foco, uma vez que, pelo seu vasto conteúdo, muitos estudantes se sentem perdidos sobre o que devem ou não estudar.

Bons resultados no Enem

Para conseguir um bom desempenho no simulado do Enem, não há outra saída: praticar!

Dessa forma, além dos estudos gerais, devemos também direcionar a atenção para os assuntos mais cobrados de cada disciplina, para se acostumar com esse tipo de avaliação e, de certa forma, se familiarizar com as características da prova e com o estilo das questões cobradas.

Pensando nisso, o Êxito elencou os dois assuntos mais cobrados de cada disciplina, para auxiliar essa etapa final de todos os estudantes que vão fazer a prova:

• Ciências Humanas e suas tecnologias:

História:

• Brasil Colonial (13%)
  • Primeira República (10%)

Geografia:

• Espaço rural (10%)
  • Globalização (8%)

Filosofia e Sociologia:

• Etnocentrismo e relativismo (7%)
  • Esferas culturais: o popular, o erudito e o patrimônio (7%)

Os assuntos abordados em Ciências Humanas contribuem, além de tudo, para dignificar o estudante, lhe ensinando princípios como Direitos Fundamentais e Direitos Humanos. No Enem, as questões são contextualizadas e ligam a temas como liberdade, cidadania, movimentos sociais e movimentos operários.

• Linguagens, códigos e suas tecnologias:

• Estratégias argumentativas e discursivas (12%)
  • Escolas literárias (11%)

Estudar estratégias argumentativas é importante não só para a prova, mas também para construir um bom repertório linguístico e cultural para a Redação. Já para a Literatura, é ideal que o aluno domine obras clássicas de cada período e desenvolva um ponto de vista crítico sobre elas.

• Matemática e suas tecnologias:

• Operações com frações (9%)
  • Porcentagem (8%)

Geralmente, as questões abordadas com esses temas demandam resolver uma situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.

• Ciências da natureza e suas tecnologias:

Biologia:

• Lixo – problemas ambientais (10%)
  • Imunização (10%)

Física:

• Usinas e instalações residenciais (19%)
  • Ondas (15%)

Química:

• Cadeias carbônicas (17%)
  • Estequiometria (14%)

As questões de Ciência da Natureza abordam os aspectos  físicos, químicos e biológicos dos seres vivos e do meio ambiente. É essencial que o aluno aprenda a aplicar em diferentes contextos as situações-problemas que envolvam as ciências naturais.

Ter esse direcionamento de questões e conteúdos é um bom termômetro para que o aluno reconheça onde estão suas dificuldades e ponto fraco, em razão de outras que têm mais facilidade de desenvolver. Além de otimizar o tempo, conhecer o estilo do Enem ajuda a ter vantagem no desempenho e realização da prova.

Gostou desse assunto? O que você acha dessa estratégia de estudo? Funciona para você? Conta pra gente nos comentários!

Fonte: Blog do QG – Tudo sobre o Enem

————————

Palavras-Chave: Enem, Prova, Exame, Estudo, Simulado, Ciências da Natureza, Linguagem e códigos, Ciências Humanas, Matemática.

[/fsn_text][/fsn_column][/fsn_row]