3 dicas para aproveitar as férias enquanto aprende

Ah, chegaram as tão esperadas férias… Tempo de se divertir, viajar, buscar novas experiências e descansar a mente. Apesar disso, existem diversas atividades que podem nos estimular também de maneira educativa, além de garantir que teremos um ano letivo seguinte mais produtivo.

Quer saber mais? Confira o post até o final!

Assista documentários de todos os tipos

Uma mão com um controle remoto apontado para uma TV. Na tela, um serviço de streaming.

Há uma grande variedade de documentários disponíveis nos serviços de streaming. O mais interessante é a diversidade de assuntos e pontos de vista abordados nessas obras audiovisuais.

É importante que você passe um tempo selecionando os docs que quer ver, especialmente aqueles que estão relacionados aos seus gostos pessoais. Quer umas dicas?

• Globoplay: “Cercados” (2020) (Classificação indicativa: 10 anos)
  • Netflix: “O Código Bill Gates” (2019) (Classificação indicativa: 14 anos)
  • Amazon Prime Video: “Sharkwater Extinction” (2019) (Classificação indicativa: 12 anos)

Leia um livro clássico

Arte abstrata de um livro aberto com figuras de papel em cima. As figuras são: uma criança lendo um livro embaixo de uma árvore.

Aproveite que você está sem as obrigações do cotidiano escolar e se aventure por obras clássicas que mudaram a literatura mundial. Você pode se surpreender positivamente com as ótimas histórias, personagens bem construídos e situações inusitadas

Lembre-se: um clássico é um clássico pois perpassa as barreiras do tempo e continua relevante na atualidade. Vale a pena dar uma chance. Confira as nossas dicas:

• “Laços de Família” (1960) de Clarice Lispector
  • “1984” (1949) de George Orwell
  • “O Grande Gatsby” (1925) de F. Scott Fitzgerald

Aproveite os últimos dias de férias para revisar

Fotografia de mesa de estudos com computador, livro, canetas, marcadores, par de óculos e uma xícara de café.

Tirou notas baixas em alguma disciplina no ano anterior? Não foi tão bem nas avaliações antes das férias? É hora de revisar esses materiais.

Estudar nas férias pode parecer estranho, mas você estará com a mente mais leve, espairecida e tranquila. Seu cérebro conseguirá reter a informação de forma mais transparente, sem o cansaço habitual do cotidiano.

DICA: não é necessário passar o dia estudando. O objetivo é reconhecer onde você tem mais dificuldade, pesquisar com calma e, se preferir, anotar em tópicos as suas dúvidas. Quando o ano letivo começar, você pode conversar com o seu professor e tirar as dúvidas.

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e familiares! Aproveite para conferir mais conteúdos no nosso perfil do Instagram: @exitocolegionatal.