Dia dos pais: origem e significado

Todos os anos, nós comemoramos o Dia dos Pais com longos abraços, entregamos presentes e dizemos coisas para alegrar a nossa figura paterna. No entanto, poucas pessoas param para pensar sobre o porquê de escolhermos essa data para simbolizar alguém tão importante nas nossas vidas.

Para tirar essa dúvida da cabeça, fomos a fundo na história do Dia dos Pais para que todos saibam de onde vem e porque acontece!

Origem do Dia dos Pais

Dia dos Pais

Alguns documentos históricos nos dizem que o Dia dos Pais já era comemorado há muitos anos, na Antiguidade. Não necessariamente com essa titulação, mas com o mesmo objetivo: ressaltar a importância de uma figura paterna. De acordo com relatos de culturas orais, há cerca de 4 mil anos, um homem jovem, chamado Elmesu, fez uma mensagem esculpida em argila para seu pai, entregando votos de saúde e felicidade.

Em uma data um pouco menos distante da nossa realidade, mais especificamente no ano de 1909, surgiu nos Estados Unidos a data comemorativa, indicada por Sonora Louise Smart. A ideia, a princípio, era fazer com que uma homenagem chegasse ao seu pai, um guerreiro civil que acabou por criar 6 filhos sozinho, depois da morte da esposa durante o parto.

No entanto, o dia só se tornou oficial, nos Estados Unidos, quando o presidente Richard Nixon, no ano de 1910, muito embora a ideia tenha sido aprovada antes. Esse fato foi dado em homenagem à data de nascimento da mesma mulher que desejou fazer uma homenagem ao seu pai (Sonora Lousie Smart).

O festejo da data

Dia dos Pais

Em muitos países, na atualidade, o terceiro domingo do mês de junho é considerado ideal para que haja essa comemoração. Dentre a lista de países adeptos a essa modificação comemorativa, estão Canadá, Inglaterra, Macau, Malásia, Argentina e Índia.

Ainda assim, há quem seja “do contra” e comemore em outros dias. São exemplos:

• Portugal: comemoração no dia 19 de março.
  • Primeiro domingo de setembro: Austrália e Nova Zelândia.
  • 21 de junho: Grécia e Noruega.
  • Segundo domingo de novembro: Suécia, Finlândia e Estônia.

Origem do Dia dos Pais no Brasil

Agora que você já percebeu que cada país tem a sua particularidade, será que consegue responder o porquê de o Brasil ter escolhido outro momento para comemorar o Dia dos Pais?

Diante dos registros apresentados na história, a primeira vez que esta data foi comemorada no Brasil datava o ano de 1953, especificamente no dia 16 de agosto. De toda a maneira, diferente do que aconteceu nos Estados Unidos, o Brasil não escolheu o momento como uma homenagem, mas sim como uma estratégia publicitária elaborada por Sylvio Bhering, diretor do Jornal “O Globo” à época.

Seu principal objetivo tinha origens comerciais e sociais. Inicialmente, o seu desejo era de associar o momento a data de São Joaquim, o pai de Maria, avô de Jesus Cristo, tendo em vista que a maior parte dos brasileiros era católica. No entanto, com o passar dos anos a data acabou por ser deslocada para o segundo domingo do mês de agosto e parece ter caído na preferência nacional.

—-

Independente da data comemorativa, nossos pais são extremamente importantes e merecem homenagens todos os dias. Então, se o seu está ao seu lado, não esqueça de dar aquele abraço bem apertado para rememorar o quanto ele é especial para a sua vida!

Gostou do artigo? Não deixe de compartilhar para que mais pessoas se informem.