Concentração e estudo: técnica “Pomodoro”

Manter a concentração nos estudos não parece ser uma tarefa nada fácil. Na verdade, as outras opções chamam muito mais a atenção do que um caderno e um livro. No entanto, essa prática de mudar o foco pode ser prejudicial.

Muitos estudantes não conseguem manter o olhar sobre o conteúdo a ser estudado e, por isso, precisam recorrer à técnicas um pouco mais avançadas. Por esse motivo, apresentamos uma técnica de estudos chamada “Pomodoro” que já é utilizada por estudantes e trabalhadores em vários lugares do mundo..

O que é a técnica Pomodoro e como pode ajudar?

Técnica Pomodoro

De uma maneira geral, a técnica Pomodoro é um ato simples que pode ajudar o estudante a administrar e otimizar o tempo com muito mais facilidade.

Em sua proposta, a divisão de jornada em blocos de 25 minutos e intervalos curtos é o principal ponto a ser atingido. Em meio aos bloquinhos de tempo, uma tarefa específica deve ser realizada sem interrupções.

Quando o período for finalizado, uma pausa de 5 minutos deve ser feita. Ao final de 4 blocos de atividades de 25 minutos, o estudante deve dar um tempo, relaxando a mente por 30 minutos.

O método foi desenvolvido por Francesco Cirillo, por volta da década de 80. Seu nome é dado para rememorar um marcador de tempo muito utilizado na cozinha italiana. O objeto tem formato de tomate e, por isso, o método se chama “pomodoro”.

Um dos principais objetivos dessa técnica é evitar as distrações, sejam elas quais forem. Assim, a produtividade pode ser aumentada, além da motivação do aluno. Devido ao fato de ser necessário estipular uma tarefa para ser realizada a cada 25 minutos, o foco será mantido com muito mais facilidade. No fim, o estudante é recompensado com um intervalo de descanso.

A melhor maneira de colocar em prática

Técnica Pomodoro

Muito embora pareça um pouco complicada, a técnica Pomodoro não exige tanto. Em dado momento, o ideal é que o aluno liste as suas tarefas a serem realizadas naquele dia. Após isso, uma delas deve ser escolhida para logo marcar o tempo no relógio. Assim que terminar, um intervalo de 5 minutos deve ser dado.

Durante os intervalos, recomenda-se que atividades com grande esforço mental não sejam realizadas. Ir ao banheiro, beber uma água ou simplesmente esticar as pernas podem ser gestos mais proveitosos. Se acabar se lembrando de outra demanda ao longo de uma atividade, anote em um papel e deixe a tarefa para o próximo período Pomodoro.

Quando finalizar 4 sequências, o ideal é fazer um intervalo maior, com 30 minutos. Se for necessário, basta iniciar outro ciclo. É sempre bom lembrar que apenas uma atividade deve ser executada a cada pomodoro, não devendo ter nem mais, nem menos de 25 minutos. Caso termine um pouco antes, revise todos os detalhes.

Agora que você já sabe que a técnica Pomodoro pode te ajudar com os estudos, que tal começar a colocar em prática? Faça uma análise crítica dos seus resultados antes e após a aplicação do método para decidir se continua a utilizá-lo.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com amigos para que todos possam estudar com mais concentração!