Como os filmes podem ajudar no Enem?

Muita gente já deve ter parado para pensar que consegue fixar muito melhor um assunto quando escuta uma música ou simplesmente quando vê alguma obra. Isso tem explicação e pode ser uma ferramenta muito útil para quem quer tirar uma boa nota no Enem.

O lúdico estimula muito mais o cérebro do que palavras soltas em um livro. Não é que você não vá aprender ao ler seu livro de História e Geografia, é só que fica bem mais fácil quando vemos a representação de um evento na tela de um cinema, com uma boa trilha sonora e estímulos visuais.

Filmes e Enem: uma mão lava a outra

Como os filmes pode ajudar no Enem?

Quando estamos estudando, vale de tudo: colocar uma música no fone, fazer um resumo com letras coloridas, criar uma melodia com o assunto de Química e, até mesmo, assistir a um filme sobre aquele evento histórico. O nosso cérebro adora estímulos e, quanto mais recebe, mais ele deseja.

Quando assistimos a um filme que tenha uma relação direta com algum fato, seja ele um documentário ou uma ficção, conseguimos lembrar melhor dos detalhes. O conteúdo audiovisual permite que nossa visão, tato e audição trabalhem em harmonia, armazenando informações importantes para um momento futuro.

Por isso, quando o assunto é se preparar para o Enem, que tal preparar uma pipoca com manteiga e colocar a obra pra rolar na tela da tv ou na do computador? Pode ter certeza que vai ser bem mais interessante ver todos os fatos retratados por atores ou por cortes das câmeras.

Filmes para estudar no conforto do sofá

Como os filmes pode ajudar no Enem?

Agora que já falamos mais a respeito de como os filmes podem te ajudar a fixar o conteúdo, que tal desvendar o mundo por trás dessa dica sensacional? Abaixo, você confere filmes que vão te ajudar, e muito, a se preparar para a prova!

Guerra de Canudos (1997)

Sinopse: “A guerra começa no Brasil. Antônio Conselheiro (José Wilker), um líder religioso, leva os trabalhadores rurais a lutarem contra as regras da opressão no final do século 19.”

Uma ótima dica para você se preparar tanto para a Redação quanto para a prova de História, mencionando um contexto nacional.

Olga (2004)

Sinopse: “O filme narra a verdadeira história da militante alemã Olga Benário, que se apaixonou pelo líder comunista brasileiro Luís Carlos Prestes.”

Ao mesmo tempo em que narra um fato, você ainda pode se deliciar com um romance praticamente impossível, tendo uma mulher como protagonista do enredo. Vale anotar as partes mais importantes, hein?

Hotel Ruanda (2004)

Sinopse: “Durante os conflitos políticos entre hutus e tutsis que mataram quase um milhão de ruandenses em 1994, Paul Rusesabagina, gerente do Hotel des Milles Collines, na capital do país, toma a decisão corajosa de abrigar sozinho mais de 1.200 refugiados.”

Mais uma obra para explorar os contextos sociais e utilizar como uma boa citação na Redação do Enem.

Histórias Cruzadas (2012)

Sinopse: “Nos anos 60, no Mississippi, Skeeter é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark, a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.”

Um filme para todo o tipo de público que narra com sensibilidade o preconceito sofrido pelos negros nos anos 60.

O Enem está chegando e toda a forma de estudar é válida. Por isso, saquem os seus notebooks e smart tvs para assistir àquele filme com um contexto histórico rico por trás.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Sobre o(a) autor(a):Colégio Êxito

O Colégio Êxito, ao longo de mais de 30 anos de educação de qualidade, dispõe de uma ótima infraestrutura para atender às necessidades dos seus alunos, garantindo o conforto e a segurança de todos. Nossa missão é levar à sociedade uma educação com excelência, honestidade, qualidade, ética e responsabilidade social.

0 comentários

Enviar um comentário

Postagens Relacionadas

Fale conosco
Informações e Matrículas.
Olá!
Gostaria de receber mais informações sobre a matrícula?