Como o respeito à diversidade pode criar um ambiente escolar mais eficiente

Você consegue imaginar as razões para tratar de diversidade em sala de aula? Além de criar um ambiente seguro e saudável para todos os alunos, a escola precisa desenvolver técnicas que estimulem o respeito pela identidade do outro. O bullying é um assunto que sempre está em discussão acerca dos ambientes escolares, pois há um grande perigo de nós, enquanto sociedade, criarmos jovens com traumas e cicatrizes da época da escola.

Todos os dias, o respeito se mostra como a chave da boa convivência. Não há como viver em sociedade pacificamente sem respeitar as diferenças de indivíduo para indivíduo. Seja na cor da pele, na orientação sexual, em seu gênero ou em quaisquer outras características pessoais, todos merecem o direito de existir.

No Êxito Colégio e Curso, a diversidade está inserida no contexto da sala de aula, pois há a valorização da expressão pessoal (desde que o espaço do colega também seja respeitado). Ao tratar desse tema, é possível identificar padrões de comportamento nocivos que podem vir a existir em um ambiente coletivo que reúne muitas pessoas, cada uma com as suas experiências pessoais.

Discutir diversidade, jogar uma luz sobre o assunto, é importante para que os estudantes possam refletir sobre os temas e descobrirem uma nova interpretação sobre os próprios preconceitos. A juventude, seja a infância ou adolescência, é um período de formação e desenvolvimento do senso crítico, portanto, assuntos como esses geram engajamento e curiosidade.

No decorrer da vida é necessário viver e trabalhar em grupo, portanto, este é um aprendizado que pode melhorar a participação em equipes ou times. Além disso, uma mente mais aberta para o novo é essencial para o aprendizado acadêmico, que precisa de uma visão objetiva e sem preconceitos, para, só assim, absorver conhecimento e aumentar a sua bagagem cultural.

Este é um assunto atual que recebe cada vez mais atenção em todas as partes do mundo. A tolerância e o respeito pela identidade de cada indivíduo fazem parte do núcleo do Êxito, pois somos uma escola com valores e um objetivo claro: oferecer a melhor educação, com excelência, criando um espaço vivo, multicultural e inteligente.

O que você acha sobre o assunto? Você acredita que a tolerância é resultado de uma educação eficiente? Como o respeito pode mudar vidas? Fala pra gente nos comentários!