Como lidar com a tensão do pré-vestibular?

Todos os anos, próximo às datas das aplicações das provas de vestibular, a intensidade da tensão vai aumentando para os estudantes do ensino médio. 

Tal nervosismo é completamente normal, tendo em vista a importância desse momento decisivo na carreira acadêmica e profissional do vestibulando.

Dessa forma, a falta de concentração, medo, ansiedade e insegurança podem entrar em cena. Devido à pandemia, isso acaba ficando ainda mais intenso. 

O que fazer para aliviar o nervosismo?

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Entretanto, para diminuir um pouco o turbilhão de sentimentos desse período, e claro, não deixar a angústia influenciar nos últimos meses de preparação, é necessário reavaliar a sua rotina. 

Nesse sentido, reforçar ou incluir alguns hábitos que contribuem para um melhor bem-estar mental, físico, espiritual e social, é uma ótima opção. Assim, você consegue driblar o nervosismo e continuar com os estudos preparatórios.

O nosso psicólogo Rafael Duarte, para ajudar ainda mais o vestibulando como sujeito biopsicossocioespiritual, de acordo com a psicologia, selecionou algumas dicas de hábitos que podem te auxiliar nessa rotina de preparação pré-vestibular.

10 hábitos que te ajudam a melhorar o bem-estar físico, mental, espiritual e social

Durma bem⠀

Isso aqui você já deve ter ouvido várias vezes, mas sempre é importante reforçar. O indicado é dormir entre 7 a 8 horas por dia. 

Apesar de, muitas vezes, o vestibulando sentir que deve estudar mais, e por consequência, dorme menos do que a quantidade indicada. Ao dormir bem, você descansa a mente e pode render melhor para o próximo dia.

Leitura

Por mais que, diariamente, a leitura esteja presente nos estudos, ela pode ser uma forma de aliviar um pouco a tensão. 

Quando você lê um livro fora do contexto de estudo, além de aprender maiores domínios da língua (o que pode te auxiliar na articulação de ideias e na escrita da redação), a partir da literatura, é possível relaxar e vivenciar novas experiências. 

Acompanhamento psicológico 

Ter um acompanhamento nesse momento, sem dúvidas, é algo que ajuda muito. Principalmente, devido ao nervosismo provocado pela reta final dos estudos. 

Com o auxílio do profissional da psicologia, o vestibulando adquire uma maior inteligência emocional para lidar com o nervosismo antes, durante e depois da prova.

Ajude alguém ou se engaje em algo

Para além da questão acadêmica, a social também importa nessa fase. Manter as relações interpessoais ajuda a lidar melhor com as dificuldades da vida.

Nesse sentido, ações assim proporcionam sentimentos de solidariedade, amor, companheirismo, além de melhorar o humor e buscar propósito, não só em si mesmo, mas também através do outro. Ajude alguém com tarefas domésticas ou quem sabe até participar de um grupo voluntário. 

Exercícios físicos 

As atividades físicas são importantes para todos os momentos da vida. Independentemente da idade, realizar exercícios físicos contribui diretamente com a saúde do corpo e da mente.

Nesse período de pré-vestibular não seria diferente. Para o vestibulando, ter, pelo menos, alguns momentos do seu dia para alongamentos, já é um grande passo, ou até mesmo, fazer exercícios em casa.

Portanto, mexa-se. Tente encaixar os exercícios físicos na sua rotina. Você vai observar como isso vai melhorar o dia a dia. 

Técnicas de respiração

Para aliviar a ansiedade, uma das alternativas são as técnicas de respiração. Além de contribuir com a concentração e reduzir o estresse, realizar exercícios de respiração melhoram a rotina pré-vestibular. 

Converse com amigos 

Claro, como já falamos, o acompanhamento psicológico é muito importante, contudo, compartilhar suas emoções com amigos, familiares e até professores, pode te deixar mais leve e melhor. 

Procure um sentido para a vida

Algo que o vestibulando pode fazer é a busca do sentido da vida, por meio do que acredita. Esse ponto está muito ligado à religião e às crenças, mas não só a isso. A espiritualidade é a busca humana pela transcendência. É a nossa necessidade de nos conectar a algo maior do que a nossa individualidade.

Quando o indivíduo possui um propósito de vida, e entende o que deseja realizar, planeja metas, embora surjam algumas dificuldades no meio do curso, ele continua a caminhar.

Alimentação equilibrada 

Esse é outro ponto fundamental para seguir para além do período pré-vestibular. A alimentação equilibrada e saudável traz diversos benefícios para a saúde. 

Por isso, tanto para a saúde física quanto para a saúde mental, a alimentação pode ser uma grande aliada. Com determinados alimentos, por exemplo, a concentração até consegue ficar melhor. 

Se possível, faça um acompanhamento nutricional, além do psicológico. Ambos são fundamentais para o rendimento do vestibulando durante os estudos. 

Momento de lazer 

O nosso corpo precisa descansar. O nosso cérebro também. No dia a dia, precisamos de momentos para relaxar, e repor energias para continuar seguindo. 

No período pré-vestibular, tente encaixar horários de diversão durante a sua rotina de estudos. Procure fazer o seu hobby, se divertir, estar com pessoas que gosta. Dessa forma, você consegue dar um respiro em meio ao nervosismo. 

 

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Sobre o(a) autor(a):Colégio Êxito

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