“Preciso escolher minha profissão! E agora?” O Êxito te ajuda!

Que rufem os tambores!

 

É muito difícil quando chegamos neste momento, não é? Para você que está quase concluindo o ensino médio, se aproxima o grande momento do “qual profissão eu devo escolher?” ou “qual área eu devo atuar?”. Primeiramente, saiba que é normal ter medo ou dúvida nesta tomada de decisão, afinal, uma profissão é algo que você irá exercer por um bom tempo e é imprescindível estar realizado nesta parte da vida pois ninguém quer fazer o que não gosta todos os dias. 

Para deixar este momento mais leve e divertido, o Êxito preparou 5 dicas para te ajudar. Preparados?!

Antes de mais nada, queremos frisar que nenhuma escolha é feita para a vida toda. A sua profissão não precisa ser uma sentença! Se você não se sentir realizado ou feliz atuando na área, existem diversos outros universos prontinhos para o seu aprendizado. Portanto, não se cobre muito para tomar uma decisão importante sendo tão jovem, combinado? Agora, vamos às dicas!

  • Se conheça 

Todos nós sabemos as áreas que temos uma maior facilidade de aprender, correto? Reveja o seu passado escolar, analise seu desempenho em cada matéria e observe suas influências e gostos ao longo da vida, pois uma profissão também é escolhida de acordo com os seus valores. Você gosta de arte? Da área médica? Deseja trabalhar ajudando as pessoas? Tudo isso irá influenciar em sua decisão.

  • Troque ideia com profissionais formados

Nada como conhecer a futura profissão na prática! Pergunte como é a rotina, os desafios e como o profissional se sente diante do mercado. Mas lembre-se: todas têm seu lado positivo e negativo! Sua escolha depende muito do estilo de vida que você quer ter.

  • Pese os prós e contras

Falamos acima que tudo tem seu lado positivo e negativo, não é? É nisso que temos que focar! Compare os prós e contras com suas reflexões de vida baseadas nos seus gostos e interesses. Assim fica mais fácil visualizar se a sua futura profissão se encaixa no que você pode oferecer enquanto ser humano.

  • Elenque suas prioridades 

Tudo depende da sua realidade. Para alguns, a decisão não depende tanto de um retorno financeiro, já para outros, a remuneração fala bem mais alto, pois é um objetivo de vida para a pessoa ganhar bem. É importante você saber qual suas prioridades futuras, como, por exemplo, construir a carreira dos sonhos em um curso que exige bastante dedicação ou ter um emprego mais leve que proporciona bastante tempo livre para investir em outros aspectos da vida.

  • Tenha o pé no chão!

A última dica tem que fechar com chave de ouro, e nada melhor do que estar ciente das dificuldades e desafios que virão em frente, afinal, ninguém nasce no pódio. Crescer é um processo! Não pense que você irá se formar já ganhando o salário dos sonhos ou sendo um profissional de muito destaque. O seu brilho virá dia após dia, depois de vencer várias etapas.

E aí, agora ficou mais fácil? Não há uma fórmula pronta para te fazer tomar uma decisão como essa. Apenas muito autoconhecimento e planejamento futuro te farão escolher algo que faça bem e te agrade no mercado, no salário e no estilo de vida. No mais, esteja sempre procurando aliados que deixem a sua caminhada mais fácil e cuide bastante da sua saúde mental, pois ela é muito importante para clarear essa escolha. E lembre-se: você está no controle!

Curtiu as dicas? Compartilhe com os seus amigos do ensino médio! 

Aproveite para conferir mais conteúdos e dicas no nosso perfil do Instagram: @exitocolegionatal.

Sobre o(a) autor(a):Colégio Êxito

O Colégio Êxito, ao longo de mais de 30 anos de educação de qualidade, dispõe de uma ótima infraestrutura para atender às necessidades dos seus alunos, garantindo o conforto e a segurança de todos. Nossa missão é levar à sociedade uma educação com excelência, honestidade, qualidade, ética e responsabilidade social.

0 comentários

Enviar um comentário

Postagens Relacionadas

Fale conosco
Informações e Matrículas.
Olá!
Gostaria de receber mais informações sobre a matrícula?