Como cuidar da nossa saúde mental durante a quarentena?

Neste período em que todos necessitam atender as recomendações de isolamento social, em virtude da contenção do vírus COVID-19, é comum enfrentarmos algumas situações mais propensas a conflitos, tais como: restrição de nossa liberdade de ir e vir, renúncia de atividades de lazer social, longos períodos estando em um mesmo lugar, maior contato com a convivência familiar, preocupações quanto ao futuro etc.

O setor de psicologia do Colégio Êxito traz algumas recomendações para cuidarmos de nossa saúde mental nesta quarentena, a saber:

1 – Evite viver o mesmo dia todos os dias

work calendar GIF by The Hills

Isso implica na necessidade de fazer atividades que geralmente você não possui costume de fazer em casa devido ao trabalho, aula ou mesmo a falta de disposição. Uma ótima dica é revezar na colaboração das atividades domésticas (organização e higienização dos ambientes, planejar mudar móveis ou objetos de posição, decorar, inovar, etc.);

2 – Não fique o tempo todo ligado em noticiários

remote toy story GIF

Perder o sono olhando notícias, não falar de outra coisa a não ser o novo coronavírus ou pesquisar somente sobre isso não fará com que tudo acabe neste momento e nem irá oferecer uma certeza sobre tudo. Estude, assista as videos aulas dos professores com a família, leia aquele livro que você dizia nunca ter tempo para terminar, ligue para familiares (principalmente idosos), converse com amigos, assista séries, se desconecte um pouco do celular e encare falar e ouvir olho no olho;

3 – Não alimente a sensação de solidão

Sad Isolation GIF by SpongeBob SquarePants

Ainda que estejamos acompanhados, é comum termos uma sensação, vez por outra, de que ninguém nos entende, ninguém nos reconhece e ninguém nos completa como realmente queríamos. Isso pode se acentuar durante este período de confinamento residencial. Mas pense bem, será que essa sensação corresponde necessariamente à realidade? Será que se tivéssemos tudo o que desejássemos dos outros, eles seriam eles mesmos ou nós seríamos nós mesmos? É necessário que algum desencontro aconteça para que nós nos reconheçamos parecidos e diferentes dos outros a nossa volta.

4 – Dê um tempo nos conflitos que possam surgir em casa para entender o momento histórico em que estamos

group hug family GIF

Algo inédito está acontecendo em nossas vidas e talvez percamos muito tempo nos limitando a tratar somente dos nossos problemas. Vamos conversar sobre isso, vamos ouvir uns aos outros, vamos incluir nossas crianças nesse diálogo, vamos orar e rezar juntos, vamos escrever e partilhar sobre tudo o que estamos sentindo. Essa não é mais nossa velha causa cotidiana, é uma causa humana por excelência.

5 – Quando nos perdemos do nosso velho e conhecido caminho, descobrimos um novo!

sexy share GIF

Ganhamos uma chance de nos redescobrir enquanto filhos, netos, estudantes, profissionais. Então mudar a rotina, se aproximar de pessoas, buscar novas maneiras de estudar, de trabalhar, de amar, é nosso dever em tempos de reclusão.

Nossa escola acredita no Êxito de um novo amanhã. Para isso, precisamos ser exitosos em ouvir, falar, partilhar, perdoar, tolerar, criar!

Pense nisso!

Conteúdo elaborado por Rafael Duarte, psicólogo do Colégio Êxito.