5 benefícios de uma estrutura escolar adequada

Antes de fazer a matrícula, um dos fatores decisivos que são observados por alunos, pais e/ou responsáveis é a estrutura física da escola.

O espaço escolar é essencial para o desenvolvimento de cada criança e adolescente, sendo ligado diretamente à proposta pedagógica da escola.

Além disso, as acomodações também precisam se adaptar às necessidades do tempo. Durante a pandemia do novo coronavírus, por exemplo, o Êxito Colégio e Curso providenciou mudanças estruturais.

Acompanhe o nosso post para saber mais!

Reforça as relações entre alunos e professores

Fotografia de parquinho infantil no Êxito.

A estrutura do espaço escolar é fundamental na otimização do aprendizado e das relações sociais que são construídas dentro e fora da sala de aula.

Professores conseguem estabelecer conexões mais vivas com alunos estimulados positivamente pelo ambiente. O conforto, por exemplo, ajuda o jovem a se concentrar no que realmente importa: as atividades expostas pelos educadores.

Estimula habilidades cognitivas

Fotografia de sala de aula com distanciamento social no Êxito.
Durante a pandemia, a estrutura mudou para favorecer o distanciamento social entre colaboradores e alunos.

Um estudo realizado em 2011 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) afirma que escolas com infraestrutura adequada influenciam positivamente em provas de leitura e matemática.

Além de aprender melhor, os alunos desenvolvem ainda mais perspectivas relacionadas ao mundo em que vivem.

Um ambiente adequado possui, entre outras coisas: bibliotecas, laboratórios de informática, salas de aula com projetores e carteiras confortáveis.

Mais sensação de acolhimento

Fotografia de sala de enfermagem para primeiros socorros.
Sala de enfermagem para primeiros socorros no Êxito.

Se sentir acolhido na escola é o primeiro passo para experiências acadêmicas positivas, boas amizades, boas relações com professores, com o próprio ambiente escolar e consigo mesmo(a) em momentos de pressão.

Uma sala de enfermagem para primeiros socorros (como a da foto, por exemplo) oferece uma sensação de segurança e acolhimento.

Este é um dos diferenciais do Êxito e é marcante para novos pais e alunos, especialmente aqueles que não possuíam este recurso nas escolas anteriores.

Novas metodologias de ensino

Fotografia de sala de aula do Êxito. O professor mantém o distanciamento e usa máscara e face shield. Alunos usam máscara.

Todos nós sabemos como a tecnologia é uma ferramenta incrível para toda a humanidade, não é?!

Nos momentos mais difíceis, como na pandemia de Covid-19, a tecnologia foi uma grande aliada no ensino a distância, proporcionando alternativas de aprendizado remoto para alunos e professores.

Não foi um desafio fácil, muito pelo contrário, mas nos mostrou como é importante ficar atualizado com as últimas novidades e oferecer novas experiências para nossos estudantes.

Fotografia de sala de aula com projetor no Êxito.

Mais importante ainda é saber que na sala de aula não é diferente: sempre podemos trazer inovações para a nossa rotina. Aplicativos, QR Codes, aprendizados de robótica e programação e no futuro, quem sabe, até mesmo as ferramentas de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR).

Maior acessibilidade

As noções de acessibilidade devem fazer parte da proposta pedagógica de todas as escolas. Dessa forma, o ambiente escolar tem como função agregar e incluir os alunos que possuem necessidades especiais: mobilidade, visão, fala e audição ou intelectuais.

Acessibilidade é sobre oferecer um sistema educacional que assegure oportunidades equânimes para estudantes. Isso também faz parte do acolhimento que falamos anteriormente.

***

Nesse post, pudemos refletir sobre cinco benefícios de uma boa estrutura escolar. Apesar disso, existem outros inúmeros fatores que influenciam positivamente na educação e no aprendizado de cada aluno.

O mais importante é que você, responsável pela criança ou adolescente, conheça as possibilidades educacionais que estão disponíveis.
Nós convidamos você a visitar a nossa escola, o Êxito Colégio e Curso. Se preferir, converse com a gente pelo WhatsApp para saber mais!