5 aplicativos gratuitos para estudantes

Quando o assunto é otimizar e ampliar as possibilidades de estudos, é muito importante usar as ferramentas que temos à mão. Uma delas é o seu smartphone!

Separamos 5 dicas de aplicativos com funções diferentes, mas que são essenciais se você deseja organizar as suas tarefas, criar anotações, desenvolver mapas mentais e, até mesmo, assistir palestras inspiradoras.

Fique com a gente até o final para conferir!

Google Keep

Logo do Google Keep

Imagem: Reprodução/Google Keep

Android (Play Store) | iOS (App Store)

O Google Keep é, provavelmente, a opção mais versátil dessa lista.

É possível, por exemplo, guardar as suas anotações da escola, listar as tarefas, adicionar imagens às notas, gravar notas de voz (e transcrevê-las de forma automática), mudar as cores dos “post-its” e organizar tudo em categorias.

O melhor de tudo é que todo o programa está na nuvem, então você pode conferir as suas notas no computador, no tablet e no celular na hora que quiser.

Vale a pena explorar as novas funcionalidades que são adicionadas com frequência ao app.

Duolingo

Logo do Duolingo

Imagem: Reprodução/Duolingo

Android (Play Store) | iOS (App Store)

Você lembra que nós já falamos sobre o Duolingo por aqui, não é?

Ele é uma ótima ferramenta quando o assunto é estudar novas línguas. Além da didática acessível que favorece a memorização de expressões e palavras importantes, o Duolingo oferece uma mecânica de competição com seus amigos do Facebook.

Convide os seus amigos e compita com eles para saber quem tem evolui mais nos aprendizados de outro idioma. Se era estímulo que faltava, aí está!

Freedom

Logo do Freedom

Imagem: Reprodução/Freedom

Android (Play Store) | iOS (App Store)

Você tem problemas para se concentrar? Não consegue estudar direito com tantas notificações o tempo todo? Esse é o app pra você!

Com o Freedom, você consegue bloquear aplicativos e sites e evitar aquele monte de interrupções que acabam com o seu momento de estudos.

É hora de manter-se focado e produtivo sem distrações, ok?

MindMeister

Logo do MindMeister

Imagem: Reprodução/Mindmeister

Android (Play Store) | iOS (App Store)

O MindMeister é uma plataforma destinada à criação de mapas mentais para estudos ou apresentações. Você pode compartilhar os mapas com outras pessoas ou adicionar anexos.

Infelizmente, a versão gratuita permite a criação de poucos mapas, mas vale a pena quando você precisa estudar para uma avaliação ou um assunto específico.

TED

Logo do TED

Imagem: Reprodução/TED

Android (Play Store) | iOS (App Store)

Você provavelmente já assistiu uma palestra do TED, não é? Mas você sabia que a organização possui um app com mais de 3 mil palestras?

O app também disponibiliza legendas em mais de 100 idiomas, além de permitir que você baixe as palestras para assistir offline.

As palestras são inspiradoras e podem te dar aquele “empurrãozinho” na hora de tomar decisões importantes e desenvolver projetos.

Outros vídeos são mais divertidos, com focos na história ou em discussões sobre sociedade. Se você ainda não conhece o TED, vale a pena explorar o aplicativo.

Curtiu as dicas? Que tal baixar e contar a sua experiência pra gente nos comentários?

Para acompanhar nossos posts, siga o perfil de Êxito no Instagram (@exitocolegionatal) e receba as novidades no seu feed!

Dica bônus para quem leu até o final: se você ainda não viu, vale a pena conferir a nossa seleção de 4 apps pra aprender outra língua de um jeito divertido.