A neurociência dentro do aprendizado

Você já parou para se perguntar como o seu organismo funciona enquanto aprende coisas novas? Dentro de nós, existe uma espécie de fábrica que, a cada nova ação, funciona a todo o vapor para que todos os processos sejam assimilados.

Quando falamos do cérebro, a parte mais importante de todo o nosso corpo, podemos imaginar um grande depósito de arquivos. É nele que armazenamos lembranças, emoções e coisas que aprendemos ao longo da vida.

Como o cérebro aprende?

Aprendizado no cérebro

Antes de uma prova, é muito comum pegarmos todo o material que será necessário para que possamos estudar. Dessa maneira, esperamos que o nosso cérebro assimile as informações para que elas sejam usadas mais tarde, só que dentro de um contexto.

Se compararmos o nosso cérebro com um processador de computador, ele seria o mais potente e o da mais nova geração. Ele consegue armazenar os mais diferentes tipos de informação e consegue funcionar por uma vida inteira. É bem provável que uma máquina jamais consiga replicar a sua eficiência.

Dividido em dois hemisférios, o esquerdo e o direito, o nosso aprendizado começa neles. O esquerdo é responsável pelas linhas de raciocínio, fala, lógica, matemática e linhas, também conhecido como “cérebro acadêmico”. Já o direito fica responsável pela arte, dança, criatividade e música, mais conhecido como “cérebro artístico”.

É por meio dos impulsos nervosos que nós aprendemos. Tudo o que vemos ou fazemos fica armazenado no nosso grande processador biológico, mesmo que não consigamos lembrar de tudo. Além disso, o cérebro tende a priorizar coisas realmente importantes e inibir o que já não é mais tão útil assim, para não atrapalhar no processo de assimilação.

A importância dos neurônios

Partes do cérebro

Os neurônios são responsáveis por passar as informações para o nosso cérebro. São cerca de 100 bilhões de células como essa transferindo todo o tipo de aprendizado durante 24 horas por dia. 

Todas as informações que são necessárias ou vistas são repassadas em sinais elétricos e químicos por meio de cada um desses neurônios. Tudo acontece muito rápido, sem que a gente perceba ou sinta. É quase como um truque de mágica.

Sem os neurônios nós não conseguiríamos aprender, então é aí que surge a sua importância. A Mielina é uma substância também conhecida como massa cinzenta e está diretamente ligada a todos esses carinhas que circulam entre nós.

Quanto mais Mielina você possui em seu cérebro, mais fácil será a comunicação entre os neurônios, permitindo que o aprendizado ocorra sem empecilhos.

O cérebro é mutável

Mutação do cérebro

Outra característica muito importante do cérebro é a sua capacidade de se transformar. Isso ajuda bastante na hora de conseguirmos aprender algumas coisas. Por incrível que pareça, o nosso grande processador está em constante adaptação e cria novas células de acordo com a nossa necessidade de aprender.

Esse processo todo é conhecido como neuroplasticidade e existem dois tipos nessa categoria: a funcional e a estrutural.

A neuroplasticidade funcional é aquela que transfere as funções de áreas que foram danificadas para as áreas saudáveis, permitindo a recuperação de dados. Já a estrutural consiste na capacidade que o nosso cérebro tem de alterar a estrutura física para armazenar o que aprendemos.

Quanto mais você aprender, mais modificações serão necessárias. Diante de tempos tecnológicos, considere isso como um “upgrade biológico”.

— 

O cérebro, com toda a certeza, tem um papel fundamental em nossas vidas e, enquanto aprendemos, muitas coisas acontecem dentro dele.

Achou o artigo curioso? Não deixe de compartilhar com seus amigos e confira mais novidades por meio do Instagram do Êxito.

Sobre o(a) autor(a):Colégio Êxito

O Colégio Êxito, ao longo de mais de 30 anos de educação de qualidade, dispõe de uma ótima infraestrutura para atender às necessidades dos seus alunos, garantindo o conforto e a segurança de todos. Nossa missão é levar à sociedade uma educação com excelência, honestidade, qualidade, ética e responsabilidade social.

0 comentários

Enviar um comentário

Postagens Relacionadas

Fale conosco
Informações e Matrículas.
Olá!
Gostaria de receber mais informações sobre a matrícula?