A importância do estímulo no desenvolvimento cognitivo infantil

[fsn_row][fsn_column width=”12″][fsn_text]

A aprendizagem se conquista por meio de experiências que envolvam o sujeito e toda a sua capacidade comportamental e psicológica. Se algum aspecto estiver em desequilíbrio — seja o emocional, o biológico ou o social — haverá dificuldade na aprendizagem.

Esse processo de conhecimento é desenvolvido por meio de habilidades que promovam a descoberta de novas sensações, habilidades, formas de pensar e agir. Quando isso é estimulado desde cedo, criamos crianças capacitadas e, consequentemente, adultos que se destacam no mercado, na jornada acadêmica e na vida de forma geral.

O desenvolvimento cognitivo infantil permite a interação e aprendizado com o todo, por meio de atividades que estimulem a coordenação motora fina, inteligência espacial e concentração — de maneira lúdica e divertida, para que a experiência seja prazerosa e desperte a vontade da criança em buscar cada vez mais atividades que as estimulem nesse aspecto.

É essencial que, além da escola, os pais atuem de maneira presente e regular no desenvolvimento, pois em casa também se aprende competências tão importantes quanto na escola.

As habilidades cognitivas, quando estimuladas desde cedo, permitem:

• aumento da imaginação da criatividade,
  • concentração,
  • memorização,
  • raciocínio,
  • repertório linguístico e
  • bagagem cultural.

Como trazer o desenvolvimento cognitivo para o dia a dia?

• Estimule a leitura

Existem livros para todas as idades, com competências que irão estimular o seu filho de acordo com o necessário pro momento – aposte em cores, personagens e histórias que irão encantar o seu pequeno e construir o hábito de ler por prazer!

• Realize brincadeiras que ajudem na concentração e memorização

Quem não ama joguinho de memórias, adivinhações e perguntas?! Esse tipo de brincadeira é muito importante para ensinar a ter foco e atenção.

• Promova a interação da criança com a natureza

As brincadeiras ao ar livre permitem um contato com a natureza e o mundo ao redor que é muito importante para o desenvolvimento de valores como responsabilidade, autonomia e preservação ambiental. Queimadas, pique esconde ou apenas andar de bicicleta são opções que geram uma socialização da criança como meio.

• Imponha regras sobre o uso das tecnologias

Equilibrar o uso da criança com os dispositivos digitais é extremamente importante para o desenvolvimento cognitivo, pois o seu uso exacerbado pode até mesmo atrasar alguns processos de descobertas e socialização. O ideal é que seja estipulado algumas horas do dia para o uso e essas regras sejam cumpridas com cautela e eficácia.

Nessa perspectiva, é muito importante oferecer à criança oportunidades para o seu desenvolvimento cognitivo, prevenindo distúrbios ou alterações que possam alterar o seu funcionamento cerebral, e, consequentemente, social. Observar a forma como a criança reage é essencial para avaliar seu comportamento e notar se algo vem atrapalhando a sua evolução pessoal e intelectual.

Com as dicas acima, você pode ajudar a formar um cidadão criativo, sociável e com senso crítico para interagir da melhor forma com o mundo ao redor. Vamos juntos nessa missão?!

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos e família! Aproveite e confira mais conteúdos no nosso perfil do Instagram: @exitocolegionatal.

[/fsn_text][/fsn_column][/fsn_row]