A importância de exercitar o cérebro

Todos os dias, querendo ou não, nós aprendemos coisas novas. Ver um comercial na televisão, ler uma notícia, compartilhar informações com os nossos amigos por redes sociais e, até mesmo, ler o rótulo de um produto para o cabelo fazem uma grande diferença.

É claro que o nosso cérebro tem o hábito de dar mais ênfase à informações que sejam de maior relevância para o nosso desenvolvimento, mas nada é descartado. É exatamente por isso que precisamos ressaltar a importância do exercício para o estímulo de atividades cerebrais.

“Neuróbica”

A importância de exercitar o cérebro

Pode até parecer um pouco engraçado, mas o termo “Neuróbica” é referente, exatamente, à ginástica do cérebro. Diferente do nosso corpo, que podemos exercitar por meio de alongamentos, exercícios, academia, ioga e tantas outras coisas, o cérebro é um órgão que precisa se exercitar de uma maneira mais peculiar.

Para combater os efeitos que podem vir a surgir em formato de sedentarismo mental, a mente deve ser estimulada a todo o momento, proporcionando uma ginástica completa para o seu cérebro. Assim, você poderá lembrar com maior facilidade acerca de fatos que importam e não devem ser apagados tão facilmente.

Da mesma maneira que você faz uma rotina de treinos na academia, é importante definir alguma para o seu cérebro. Assim, mantendo-o em atividade, a inércia é evitada e, consequentemente, a sua saúde mental poderá ser bem mais elevada do que antes.

A influência de uma boa noite de sono

Você sabia que dormir pouco pode resultar em péssimos resultados ao longo do dia? Além do cansaço físico que, obviamente, será sentido por você, o cansaço mental também existe. Quando a sua noite de sono é perdida, a mente ainda precisará trabalhar ao acordar, mas, dessa vez, com pouca energia.

Para evitar que haja um desgaste, dormir, pelo menos, 8 horas por dia é o recomendado. Assim, você pode ter um maior descanso para o seu corpo e mente, fazendo com que ambos se recuperem do dia pesado que acabou de ser deixado para trás.

Ginástica cerebral

A importância de exercitar o cérebro

É muito simples fazer com que o seu cérebro se exercite da maneira correta, basta saber quais são as melhores maneiras de fazê-lo. Por isso, no dia a dia, adotando determinadas posturas, você garante uma maior eficiência em memorização e aprendizado.

Confira uma pequena lista do que pode ser feito:

• Escrever ou realizar outro exercício com a mão com a qual não está acostumado. Se você for destro, passe a usar a mão esquerda e vice-versa.
  • Trocar objetos de uso comum de lugar.
  • Tomar banho de olhos fechados, tentando localizar o posicionamento do sabonete, shampoo e toalha, por exemplo.
  • Fazer cálculos de maneira manual.
  • Alterar o percurso realizado de casa para a escola, caso haja essa possibilidade.
  • Ler de maneira ativa, não importa qual seja o conteúdo.

A real importância do exercício mental

A importância de exercitar o cérebro

Agora que você já tem os principais exercícios em mãos, é válido saber o porquê de realizá-los no seu cotidiano sem desanimar. Assim como nossos músculos, o cérebro também precisa ser estimulado para se desenvolver. Quanto mais informação e atividade, maior será o seu desempenho.

É possível dizer, ainda, que quando saímos da inércia e a nossa mente começa a ser desafiada, as nossas chances de ter Alzheimer em algum momento de nossas vidas é muito menor. Esse fato é confirmado pela gerontóloga Thaís Bento Lima, a qual confirma que a ginástica cerebral é mais do que eficiente para evitar a doença.

Agora que você já sabe que corpo e mente precisam estar em equilíbrio, coloque os exercícios em prática! Cuidar do seu cérebro é bom e garante um melhor raciocínio e capacidade de memorização.

Compartilhe o artigo com os seus amigos e mostre a eles o quão forte o seu cérebro pode ser!