A importância de aprender sobre alimentação saudável

Algumas crianças têm bastante dificuldade em se alimentar. Muitas vezes isso acontece pois elas não tiveram esses alimentos inseridos em suas rotinas desde a mais tenra idade. Entretanto, essas mesmas crianças, têm acesso a comidas ultraprocessadas e pouco interessantes para a saúde.

Existe uma gama de problemas que podem ser adquiridas pelos hábitos ruins de alimentação: diabetes, obesidade, hipertensão, câncer e doenças cardiovasculares. O papel da escola é ensinar que estas coisas existem e que é possível evitá-las de maneira efetiva. O ambiente educacional é o espaço ideal para debater estes assuntos com os jovens, para que dessa forma, eles possam realizar escolhas mais sábias para seus próprios organismos.

O ensino infantil do Colégio Êxito, por exemplo, teve a oportunidade de aprender sobre as frutas em uma atividade realizada fora de sala de aula. As crianças do Nível IV participaram de um pique-nique onde puderam aprender sobre a importância das frutas na alimentação. Com uma experiência muito divertida e saborosa, a lição foi passada e é possível ver o engajamento nas fotos da aula.

Se você é um pai ou responsável, controle as comidas com altos teores de açúcar, sais ou gorduras. Opte por oferecer sucos, frutas ou alimentos ricos em fibra e vitaminas. Lembre-se de variar com as cores e sabores dos alimentos para tornar o processo de “adaptação” mais dinâmico e divertido. Dessa forma, a criança ou adolescente pode ter um futuro com mais saúde e disposição para aprender.

Quais alimentos saudáveis o seu filho mais gosta? Conta pra gente nas redes sociais!

Fonte: Ministério da Saúde