5 temas de redação para o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) sempre traz um tema emblemático para ser trabalhado na redação. Apostamos em cinco temas atuais para você testar sua prática escrita. São eles:

1. Direito à moradia no Brasil

Ilustração de uma família em sua casa

Desde a promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, que a moradia é considerada um direito essencial para a garantia da dignidade humana.

Após esse marco, vários tratados internacionais, aos quais o Brasil é signatário, expressaram que os países têm a obrigação de promover e proteger este direito. Apesar disso, a implementação deste direito no Brasil e no mundo é ainda um grande desafio.

Dados de 2019 revelam que no Brasil há um déficit de 5,877 milhões de domicílios. A pesquisa ainda traz outro dado revelador: 24,894 milhões é o número de domicílios inadequados no país.

Dessa forma, podemos afirmar que boa parte da população brasileira não tem um lar para viver. Como solucionar este problema?

2. Aquecimento global

Pessoas em torno da terra

Aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da Terra causado pela grande quantidade de emissão de gases que intensificam o efeito estufa.

Esses gases são originados de uma série de atividades humanas, especialmente a queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra, como o desmatamento.

Os cientistas já observam que o aumento da temperatura média do planeta tem elevado o nível do mar devido ao derretimento das calotas polares, podendo ocasionar o desaparecimento de ilhas e cidades litorâneas densamete povoadas.

Há ainda a previsão da ocorrência maior de eventos climáticos extremos, como tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca, nevascas, furacões, tornados e tsunamis. O que gera graves consequências para os humanos e os ecossistemas, podendo ocasionar a extinção de diversas espécies de plantas e animais.

Podemos afirmar que o aquecimento global é uma das principais questões que a humanidade precisa enfrentar. Para isso, quais seriam as medidas adequadas?

3. Cultura do cancelamento

Ilustração da Cultura do Cancelamento

Você já foi cancelado ou cancelou alguém? A expressão “cultura do cancelamento” foi eleita como o termo do ano em 2019 pelo Dicionário Macquarie, que todos os anos seleciona as palavras e expressões que mais caracterizam o comportamento humano no período.

Cancelar alguém significa boicotar essa pessoa, normalmente um artista ou celebridade, por algo que tenha dito ou feito e que seja considerado moralmente errado ou politicamente incorreto de acordo com os padrões do grupo no qual você está inserido.

Como forma de cancelamento, as pessoas deixam de seguir o famoso nas redes sociais e param de consumir seus produtos e conteúdos.

O cancelamento surge como forma de repudiar atitudes e falas ofensivas, porém muitos têm se perguntado se a cultura do cancelamento não estaria gerando o sentimento de que as pessoas devem ser perfeitas e que errar não é aceitável, levando a uma polarização das ideias e afastando o debate construtivo.

A cultura do cancelamento seria uma espécie de ostracismo contemporâneo, causando o isolamento social e cerceando o debate saudável. Qual a sua opinião?

4. Crise dos refugiados

Ilustração de refugiados

A Agência da ONU para Refugiados (Acnur) informou que o número de pessoas deslocadas à força, ou seja, que tiveram que deixar suas casas por causa de perseguições, conflitos, violações dos direitos humanos ou questões ambientais ultrapassou os 80 milhões, em 2020, em todo o mundo. Esse total é um recorde histórico e representa cerca de 1% da população mundial

O Estatuto dos Refugiados, adotado pela Convenção das Nações Unidas em 1951, prevê que o refugiado, ou seja, aquele que deixa seu país por ameaça à vida e à liberdade, não pode ser expulso de um outro país que ele busque para se abrigar, nem pode ser devolvido ao seu país de origem em situações que o coloque em risco.

Porém, muitos países, especialmente da Europa, têm colocado obstáculos para receber refugiados, negando pedidos de asilo e até mesmo fechando fronteiras, afirmando não ter condições de acolher tantas pessoas desabrigadas. Como resolver essa questão?

5. Combate à desinformação

Ilustração Fake News

Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, desinformação é a utilização das técnicas de comunicação e informação para induzir a erro ou dar uma falsa imagem da realidade, mediante a supressão ou ocultação de informações, minimização da sua importância ou modificação do seu sentido.

É, portanto, a ação deliberada de circular informações errôneas. Uma forma de desinformação são as populares “fake news”, ou notícias falsas.

As notícias falsas são usadas para criar boatos e reforçar pensamentos em grupos, por meio de mentiras e também da disseminação de ódio. Dessa maneira, prejudicam pessoas e a sociedade como um todo. Como atuar para combatê-las?

Critérios de avaliação da redação do ENEM

Agora que você já foi apresentado aos temas propostos, é importante lembrar que a redação é uma das provas mais importantes do ENEM. Ela vale 1.000 pontos e avalia diversas competências do estudante. São elas:

Domínio da escrita formal da língua portuguesa

É necessário que o participante do exame compreenda e aplique a norma culta da língua escrita. Nesse caso, o estudante deve ficar atento e não cometer erros de ortografia, semântica, concordância verbal e nominal e regência.

Compreender o tema e não fugir do que é proposto

A proposta da redação é um dos itens que os candidatos devem prestar bastante atenção. É preciso que o participante não se disperse e centre sua discussão sobre o tema apresentado na prova. A redação pede que você aplique todos os seus conhecimentos no desenvolvimento do tema de acordo com a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Coerência textual

O estudante deve demonstrar saber selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Dessa forma, antes de escrever escolha as melhores ideias sobre o tema para argumentar.

Conhecimento dos mecanismos linguísticos

A coesão do texto é uma das competências avaliadas na redação do ENEM. Para isso, é importante conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação, além de organizar o texto em uma boa estrutura de parágrafos e períodos que possibilitam a conexão de ideias.

Proposta de intervenção para o problema abordado

Além de argumentar e assim defender uma tese, o candidato deve elaborar uma proposta de solução para o problema que foi abordado durante o texto. A proposta de intervenção deve respeitar os Direitos Humanos e considerar a diversidade sociocultural.

Que tal treinar suas competências a partir dos temas que propomos?

 

Gostou deste conteúdo? Para saber mais, siga o Colégio Êxito no Instagram: @exitocolegionatal.

Sobre o(a) autor(a):Colégio Êxito

O Colégio Êxito, ao longo de mais de 30 anos de educação de qualidade, dispõe de uma ótima infraestrutura para atender às necessidades dos seus alunos, garantindo o conforto e a segurança de todos. Nossa missão é levar à sociedade uma educação com excelência, honestidade, qualidade, ética e responsabilidade social.

0 comentários

Enviar um comentário

Postagens Relacionadas

Fale conosco
Informações e Matrículas.
Olá!
Gostaria de receber mais informações sobre a matrícula?